Connect with us

O que você está procurando?

Insônia

Como escolher o melhor colchão para a coluna? Médico explica

O colchão certo pode proporcionar um sono reparador, impactando diretamente a saúde, além de proteger o bem-estar da coluna

Como escolher o melhor colchão para a coluna? Médico explica
Como escolher o melhor colchão para a coluna? Médico explica - Foto: Shutterstock

Uma boa noite de descanso é essencial para qualidade de vida. Afinal, um sono reparador mais do que repõe as energias: ele também evita sintomas como irritabilidade, falta de concentração e alterações metabólicas. Além disso, ao escolher o colchão certo é possível ainda prevenir dores e desconfortos na coluna. 

“Dormir bem é fundamental para a recuperação e saúde da coluna. Isso porque é o período que nossa musculatura relaxa. É também quando ela consegue se regenerar dos microtraumas repetitivos submetidos durante o dia”, explica o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica.

Qual a posição certa para dormir?

Segundo o médico, a postura que dormimos também é muito importante para a qualidade do sono. “A posição mais recomendada para quem sofre com problemas de coluna é dormir de barriga pra cima com travesseiro de média altura debaixo do joelho, para que fique levemente flexionado. E um travesseiro de média altura para que ele preencha todo o espaço entre a cabeça, pescoço, ombro e o colchão”, detalha.

Agora se você dorme de lado, que também é recomendado, o ideal é deixar o travesseiro entre as pernas para que os joelhos fiquem levemente fletidos, recomenda o especialista. “Isso faz com que você diminua a sobrecarga exercida na coluna lombar”, justifica.

Escolhendo o colchão certo

Em relação ao colchão mais indicado, existe uma tabela do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) sobre a densidade do colchão. Esses dados mostram o a opção ideal baseado na sua altura e peso. O mais utilizado é o intermediário intitulado D40. 

“Para quem dorme de lado, o colchão de mola também é uma boa opção. Dentro dessa variedade, o que traz o melhor benefício para o paciente com problema de coluna é o colchão ortopédico, que é o de espuma intercalado com a madeira”, afirma o neurocirurgião.

Prevenindo problemas na coluna 

Além de escolher o colchão ideal e garantir uma boa noite de sono, é importante conhecer – e evitar – os principais fatores de risco para problemas na coluna. Conforme o Dr. Guilherme, são eles: sedentarismo, obesidade e tabagismo

“A partir do momento que você controla esses fatores de risco, você reduz o risco de degeneração da coluna, risco de formar novas hérnias, artrose ou outras doenças degenerativas. Até 95% dos pacientes não vão precisar passar por cirurgia, existem tratamentos conservadores, bloqueio anestésico e, quando necessário, cirurgia minimamente invasiva”, explica o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...