Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Congestão nasal: causas e como se livrar dela

Otorrinolaringologista explica o que pode causar a congestão nasal e dá recomendações importantes para evitar o nariz entupido

Congestão Nasal: entenda as causas e como se livrar do nariz entupido
Congestão Nasal: entenda as causas e como se livrar do nariz entupido / Foto: Shutterstock

A congestão nasal é uma condição muito comum. Às vezes, basta o clima esfriar ou uma alergia respiratória acontecer, que ela logo vem. A congestão nasal não é considerada uma doença, mas é um sintoma típico de muitas condições adversas, que se manifesta quando as cavidades nasais ficam cheias de fluido e muco. 

O Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, esclarece algumas das causas para a congestão nasal e revela como manter o nariz desentupido.

Condição alérgica

O médico explica que as mucosas nasais possuem muitos capilares sanguíneos, o que aquece o ar que vai entrar no organismo. “Isso faz com que essa região seja muito reativa e gere um processo inflamatório em resposta a qualquer agente externo agressor. O que explica o nariz entupido e irritado das pessoas com alergia. Por isso, quando as doenças são de origem alérgica como asmas, rinites e sinusites a congestão nasal é um sintoma muito comum”, esclarece.

Resfriados

Assim como acontece nos casos alérgicos, a congestão nasal é uma reação do organismo à presença de agentes externos no caso dos resfriados. Esses agentes infecciosos são os vírus. “É muito comum que a pessoa fique com o nariz entupido e escorrendo quando fica resfriada. Isso porque a inflamação estimula a produção de muco e fluido em excesso como uma forma de proteção”, revela o Dr. Ricardo.

Desvio de septo

No caso do desvio de septo, a congestão nasal é consequência de um desalinhamento anatômico dos ossos e das cartilagens que constituem o nariz, impedindo ou dificultando a passagem do ar pelas duas cavidades. Essa condição pode vir acompanhada de outros sintomas como dificuldade de dormir, roncos, dores de cabeça, cansaço, perda de olfato e até sangramentos.

Pólipos nasais

De acordo com o otorrinolaringologista, os pólipos nasais são formações inflamatórias que surgem na mucosa nasal. Eles podem ser consequência de processos alérgicos e costumam atrapalhar a respiração, causando a congestão e obstrução nasal.

“As pessoas com histórico alérgico devem ter atenção redobrada à saúde do nariz, sempre lavando as cavidades nasais com soro fisiológico, umidificando o ar do ambiente nos dias secos e fugindo dos agentes causadores das alergias, como poeira, mofo, produtos químicos e cheiros fortes. Quanto menor o número de crises alérgicas, menores serão as chances de desenvolver pólipos”, declara o especialista.

Excesso de descongestionante

O que parece ser um ajudante durante a congestão nasal pode se tornar um grande vilão, como aponta o Dr. Ricardo. “O uso de descongestionantes, quando administrado diariamente por um longo tempo, se torna um risco à saúde. Sua composição acaba gerando um processo inflamatório e o paciente precisa de uma quantidade de remédio cada vez maior para conseguir desobstruir as vias. Ocasionando dependência da medicação, taquicardia, arritmia cardíaca e efeito rebote, ou seja, acaba obstruindo ainda mais o nariz”, adverte o médico.

Como evitar a congestão nasal

O especialista elenca os cuidados mais importantes para garantir uma boa respiração e ter mais qualidade de vida:

  • Manter a higiene pessoal adequada;
  • Manter os ambientes higienizados;
  • Evitar lugares com muitas pessoas e sem ventilação;
  • Ter uma alimentação saudável.

Além disso, o otorrinolaringologista recomenda lavar o nariz com soro fisiológico diariamente ou sempre que sentir o clima seco. “Isso não só mantém a mucosa hidratada e saudável como impede que agentes patológicos permaneçam no organismo causando doenças”, finaliza.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Otorrinolaringologista explica que a lavagem nasal é tão importante quanto escovar os dentes diariamente. Veja os benefícios

Doenças

A queda das temperaturas e da umidade relativa do ar abrem as portas para o aumento de uma série de doenças comuns do outono

Doenças

O nariz entupido pode ocorrer por diferentes razões, e se tornar um problema ainda mais frequente durante o outono

Doenças

A chegada do outono aumenta os casos de gripe, causados pelo vírus Influenza. Saiba como evitar