Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Conheça 5 sinais de intestino inflamado

A saúde do intestino impacta em todo o organismo. Por isso, quando está inflamado, diferentes sinais pelo corpo podem indicar o problema

Conheça 5 sinais de intestino inflamado
Conheça 5 sinais de intestino inflamado - Foto: Shutterstock

Conhecido como o segundo cérebro do nosso corpo, o intestino é um órgão preponderante quando falamos de saúde. Isso porque, além de ser responsável pela absorção de nutrientes, e estar associado a problemas como constipação, diarreia, gases, estufamento abdominal e refluxo, manter o órgão em boas condições também pode fortalecer a imunidade do organismo.

“O intestino é um dos maiores órgãos do nosso corpo e é responsável por 80% da imunidade. Nele, existe uma grande concentração de células do sistema imunológico, já que esse órgão é uma das principais portas de entrada do corpo, funcionando como uma barreira ao ambiente externo”, explica o cardiologista e médico do esporte, Dr. Carlos Eduardo Portela.

5 sinais de intestino inflamado

Por isso, quando está inflamado, o intestino causa sintomas em todo o corpo. De acordo com a Dra. Poliane Cardoso, especialista em ozonioterapia na estética, os principais sinais são:

  1. Abdômen estufado;
  2. Queda de cabelo excessiva;
  3. Ansiedade;
  4. Compulsão por doces;
  5. Intestino preso ou solto demais.

Conforme a médica, a causa dessas inflamações tem origem no intestino, que além de ser responsável pela imunidade, também tem impacto no equilíbrio emocional

“Se o seu estilo de vida é muito estressante, você está liberando cortisol o tempo inteiro, liberando muita insulina no organismo. Comer muito doce, glúten e leite de vaca, também gera inflamação e prejudica a saúde do intestino”, explica a especialista.

Como consequência, a curto prazo é possível observar diminuição de energia, cansaço, sonolência, obesidade, gordura localizada, celulites, inchaços pelo corpo. Já a longo prazo, a pessoa pode ficar mais propensa a doenças autoimunes. Por isso, cuidar do equilíbrio da microbiota intestinal, epigenética e estilo de vida é fundamental.

Prevenção

Poliane destaca que alguns hábitos podem ajudar a desinflamar o intestino. É o caso, por exemplo, da prática de atividade física e hidratação adequada.

Além disso, a ozonioterapia também pode ajudar. Trata-se de um oxigênio ativado que acelera o metabolismo, estimula a produção de enzimas antioxidantes, melhora a liberação de oxigênio nos tecidos e modula o sistema imunológico, destaca a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Professor de yoga ensina 5 exercicios eficazes no combate dos sintomas de ansiedade, bem como de outros problemas de saúde mental

Notícias

Especialista destaca a importância e detalha como é feito o check-up auditivo, quais exames inclui e quando fazer

Fitness

Sexóloga aponta 6 impactos positivos da prática regular de atividade física na saúde e no bem-estar sexual feminino

Beleza

Tanto a pele quanto as unhas exigem cuidados redobrados durante o inverno. Especialista dá dicas de como manter o autocuidado diário