Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado

Conforme o Brasil avança na competição, mais o torcedor tem a comemorar. No entanto, excesso de álcool e gordura podem sobrecarregar o fígado

Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado
Copa do Mundo: receita de suco para desintoxicar o fígado - Foto: Shutterstock

Quando o fígado está repleto de toxinas, e com excesso de gordura acumulada, não consegue cumprir a sua principal função: garantir as trocas metabólicas do organismo. O quadro tem grandes chances de acontecer durante a Copa do Mundo, período em que o torcedor brasileiro tende a comemorar bebidas alcoólicas e uma dieta desregrada.

O farmacêutico homeopata Jamar Tejada conta que absolutamente tudo o que consumimos passa obrigatoriamente pelo fígado. Isso inclui, aliás, até o ar que respiramos e o creme que passamos pelo corpo. 

“O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores. Isso ocorre até o ponto delas poderem ser absorvidas pela mucosa dos intestinos e depois lançadas na circulação sanguínea. Toda a circulação sanguínea do trato digestivo drena em direção à veia porta, de forma que nenhum nutriente ou substância ingerida consiga chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado”, explica.

O mau funcionamento do órgão pode causar ganho de peso

Além disso, é o fígado o órgão responsável por definir se a gordura ingerida será usada para gerar energia ou será armazenada. Se o consumo de gorduras está em excesso, o fígado transforma o glicerol e o ácido graxo em triglicerídeos, armazenando-os no tecido subcutâneo. Isso cria camadas de tecido adiposo, os famosos pneuzinhos. 

No entanto, se o corpo precisar de fontes extras de energia, o tecido adiposo quebra os triglicerídeos novamente em glicerol e o ácido graxo, enviando-os de volta para o fígado para que eles possam ficar disponíveis como fonte de energia para as células. Por isso, o pleno funcionamento do órgão é tão importante.

“Os carboidratos e o excesso de ingestão de álcool se transformam em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose no fígado, ele libera uma parte em direção à circulação sanguínea e armazena outra sob a forma de glicogênio. Assim, ela pode ser usada como fonte de energia nos períodos de jejum ou atividade física”, afirma o especialista.

Porém, se o fígado já está cheio de glicogênio, e o indivíduo continua ingerindo gordura em excesso, ela se transforma em triglicerídeos. Dessa forma, a gordura vai para os tecidos subcutâneos, aumentando os números na balança.

Receita de suco para desintoxicar o fígado

O farmacêutico deixou uma receita simples de suco para manter o bom funcionamento do fígado durante a Copa do Mundo.

Ingredientes:

  • 2 maçãs vermelhas grandes
  • 1 pera verde grande
  • ½ xícara de mirtilos vermelhos frescos
  • 1 folha de couve
  • 1 pepino pequeno

Modo de preparo: 

Lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços menores com a casca e leve para bater no liquidificador até ficar homogêneo. 

A dica é consumir o suco pelo menos três vezes por semana por um mês para ajudar o mesmo na destoxificação. “Quanto melhor a qualidade nutritiva, melhor o fígado responderá e cumprirá suas funções essenciais na saúde do organismo”, finaliza Jamar.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

A alimentação é um fator preponderante durante a menopausa, já que tem relação direta com o equilíbrio do organismo e o bem-estar

Notícias

Pesquisa mostrou que mulheres buscam congelar seus óvulos aos 37 anos em média. Idade indicada é de até 35 anos

Saúde Bucal

O gás do riso é um sedativo que pode aliviar a dor e a ansiedade de crianças com medo de tratamentos dentários

Notícias

O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o globo, especialmente no Brasil. Por isso, cuidar da saúde nesta fase é tão importante