Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Maçã em jejum todo dia emagrece? Veja os benefícios

A crença de que comer uma maçã em desjejum desintoxica o organismo tem suas falhas. Nutricionista explica os efeitos da fruta

Quais os benefícios de comer maçã em jejum? Entenda
Quais os benefícios de comer maçã em jejum? Entenda - Foto: Shutterstock

Quem deseja emagrecer ou busca adotar um estilo de vida mais saudável sempre esbarra em uma fórmula mágica para desintoxicar ou perder peso. Uma delas, aliás, é a promessa de que comer uma maçã em jejum todos os dias irá salvar a dieta – mas as coisas podem não ser tão simples assim. 

Ao ingerir a fruta de estômago vazio, muitos acreditam que estarão extraindo de maneira mais eficiente os nutrientes da maçã, o que pode, inclusive, favorecer a perda de peso. Para esclarecer essa crença de uma vez por todas, a nutricionista Danielle Bayma, membro da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF), revela quais os reais benefícios do alimento.

A maçã não é o segredo

“A maçã é um ótimo alimento por conter uma quantidade boa de fibra, vitaminas e minerais. Porém, o papel de desintoxicar nosso corpo não é responsabilidade da maçã (e nem de nenhum alimento). Nosso fígado faz isso por nós”, destaca a especialista.

Isso significa que o que vai evitar a intoxicação do organismo é o bom funcionamento do fígado. Por isso, é fundamental manter bons hábitos alimentares em todas as refeições, e não apenas no desjejum. Ou seja, uma simples maçã ao acordar não é capaz de promover essa limpeza do corpo.

“Existe uma frase que ficou famosa na década de 1920: uma maçã por dia mantém o médico à distância. O que é verdade, porém, o consumo de outras frutas e vegetais também promoverão inúmeros benefícios. Ou seja, bons hábitos alimentares nos previnem de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, reforça a nutricionista.

Cuidado com o desjejum

Além disso, Danielle lembra que todas as frutas, em geral, são fontes ricas em carboidratos, e esse não é o macronutriente mais indicado para o desjejum. Isso enfraquece ainda mais a tese de que comer uma maçã em jejum todos os dias é o segredo do bem-estar.

“O ideal é que bebamos água ao acordar para reidratar nosso organismo, apostar em uma estratégia anti-inflamatória e antioxidante (como o consumo de própolis, por exemplo) e depois apostar em fontes de proteínas e gorduras boas. Devemos despertar nosso organismo aos poucos, e a última a ser estimulada deve ser nossa insulina. Dessa forma garantimos, inclusive, um maior controle da nossa saciedade durante o dia”, finaliza Danielle.

Veja a importância de tomar um bom café da manhã:

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia