Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cosméticos de skincare para adolescentes? Médica alerta riscos

Adolescentes que sofrem com acnes e outros problemas característicos da idade devem tomar cuidado com fórmulas de skincare

Cosméticos de skincare para adolescentes? Médica alerta riscos
Cosméticos de skincare para adolescentes? Médica alerta riscos - Foto: Shutterstock

Um acontecimento nos Estados Unidos chamado ‘’Sephora Tweens’’ se tornou trend no Tiktok no final do ano passado e chamou atenção da mídia. Algumas crianças e pré-adolescentes invadiram a loja de cosméticos e maquiagem Sephora para se gravarem enquanto usavam os produtos de pele disponíveis para teste da loja. Por influência das redes sociais, estes jovens estão comprando produtos de skincare sem consultar um dermatologista. 

No entanto, a higiene da pele e uso de protetor solar são as únicas etapas indispensáveis para uma pele saudável durante a adolescência, alerta a dermatologista Dra. Juliana Piquet. Ela destaca que a compra de produtos para pele sem a indicação de um profissional pode ser prejudicial por muitos fatores. 

“Uso de ativos inadequados, sensibilização, irritação, dermatite de contato, alergia, surgimento de acne são alguns deles. A base de qualquer skincare visando a saúde e beleza da pele deve ser sempre o filtro solar. Na faixa dos 12-15 anos, é comum a presença de acne, em graus que variam e com possíveis consequências com manchas e cicatrizes. Uma consulta e aconselhamento individualizado é o ideal nessa idade’’, afirma a médica.

Produtos indicados para adolescentes

De acordo com a dermatologista, um dos ativos receitados para esta faixa etária é o ácido salicílico. Ele é uma opção para jovens que desejam reduzir as espinhas e controlar a oleosidade. Contudo, é sempre importante consultar um médico especialista. 

A niacinamida é outro ativo muito usado por influenciadores digitais nas redes sociais. Segundo a médica, tem ação antioxidante, despigmentante, anti-inflamatória e imunomoduladora, ou seja, é um ativo muito versátil. 

“Nessa idade, ela pode ser um adjuvante no tratamento da acne e possíveis hiperpigmentações dela resultantes. É um ativo que costuma ser bem tolerado, mas isoladamente não costuma ser suficiente para controlar a acne”, afirma a dermatologista. 

Quando procurar um dermatologista

Os vídeos de rotina de skincare feitos por blogueiras nas redes sociais têm influenciado essa procura. Pensando nisso, Juliana explica quando o adolescente deve iniciar as consultas com dermatologista. 

‘’Em geral, quando começam a surgir as mudanças decorrentes da puberdade, com a pele ficando mais oleosa e surgindo os primeiros cravos e eventuais espinhas. Recentemente tenho recebido pacientes ainda antes dessa fase, trazidas pelos pais preocupados com o uso incorreto de produtos cosméticos de skincare e maquiagem para um esclarecimento e aconselhamento”, afirma.

Procedimentos para além do skincare

Além da busca excessiva por maquiagens e cosméticos, a geração Z também consome procedimentos estéticos desde cedo, como preenchimentos e toxina botulínica. De acordo com a cirurgiã plástica Maiéve Corralo, à frente do Instituto Maiéve Corralo (RJ), a toxina botulínica não se deve iniciar antes dos 25 anos, ideal apenas após os 30 anos. 

“Preenchedor de boca antes dos 30 anos apenas se existir realmente uma alteração anatômica que gere desproporção”, destaca. Isso porque, segundo ela, a banalização destes procedimentos pode gerar sequelas irreversíveis, especialmente se realizadas por profissionais sem experiência e sem indicação.

Para a cirurgiã plástica, é fundamental sempre evitar a padronização. “Respeitar a beleza individual deve ser a meta sempre”, afirma a médica. 

Outra ressalva da profissional é que se deve sempre evitar comparações, difícil nos dias de hoje, com a era digital tão avançada. “Muito cuidado com o uso de filtros. Os sulcos naturais são anatômicos, não tente acabar com eles. Valorize a sua individualidade, pois é ela que te faz única e linda”, finaliza a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto