Connect with us

O que você está procurando?

Covid

Covid-19: aumento dos testes positivos sinaliza nova onda

Europa, China e Estados Unidos já enfrentam nova onda de Covid-19. Primeiro caso de subvariante BQ.1 da Ômicron foi registrado no Rio

Covid-19: aumento dos testes positivos sinaliza nova onda
Covid-19: aumento dos testes positivos sinaliza nova onda - Foto: Shutterstock

O Brasil registrou, neste domingo, 6 mortes por Covid-19, elevando para 688.425 o total de vidas perdidas para o coronavírus. Com isso, a média móvel é de 39 óbitos por dia. O país também teve 737 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 34.892.871 de casos desde o começo da pandemia. 

Entre 8 e 29 de outubro, o Brasil saltou de 3% para 17% de novos diagnósticos confirmados para o vírus em relação ao total, segundo levantamento do Instituto Todos pela Saúde. De acordo com o Dr. Bernardo Almeida, mestre em doenças infecciosas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Diretor Médico da Hilab, a taxa de positividade dos testes é um indicador precoce que sinaliza mudança de tendências. 

Uma nova onda já tem causado impacto na Europa, na China e nos Estados Unidos. A China, aliás, registrou o maior número de infecções por covid-19 em seis meses. O país contabilizou 5,6 mil novos casos da doença, quase metade deles na província de Guangdong. O aumento ocorre apesar das restrições impostas no país. 

O aumento nos casos está associado ao surgimento de duas novas subvariantes da Ômicron, a BQ.1 e a XBB. O Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da variante BQ.1 no último sábado (5). A circulação da subvariante na cidade foi detectada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio de sequenciamento genético.

Segundo o médico infectologista, a tendência de elevação ou queda de casos é o resultado de uma equação complexa. Tudo depende da cobertura vacinal, da queda da proteção e do surgimento de novas variantes capazes de escapar da proteção imunológica. “Há outros fatores que influenciam, como a intensidade de circulação prévia do vírus, padrão de interação social da população e de viagens, entre outros”, afirma. 

Prevenção

Conforme o Dr. Bernardo, a principal medida preventiva é atualizar o esquema vacinal – para quem ainda não o fez. “Para quem quiser minimizar ainda mais a possibilidade de infecção, pode ser incluído o uso de máscaras de qualidade, especialmente em ambientes fechados, pouco ventilados e com aglomeração, ou reduzir o número de interações”, acrescenta o médico. 


“É fundamental que pessoas sintomáticas usem máscaras e realizem testes para afastar a possibilidade de Covid-19 e, idealmente, de influenza, que está também circulando mais intensamente”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Quase todos os nutrientes essenciais podem estar facilmente na dieta do vegano, exceto uma vitamina específica. Saiba qual

Notícias

Durante o frio costumamos sentir mais cansaço físico e desânimo, o que pode ser corrigido com suplementação e bons hábitos no dia a dia

Alimentação

Entenda o que é, como fazer e o que a bebida pode oferecer de positivo para o organismo

Emagrecer

Pesquisadores do Canadá descobriram que a região central do cérebro pode ter relação com o consumo de dietas ricas em gordura