Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dedé: harmonização combate envelhecimento e pode melhorar visão

O cirurgião plástico Dr. Thiago Marra explica que harmonização facial em pacientes com a idade de Dedé Santana pode melhorar qualidade de vida

Dedé: harmonização combate envelhecimento e melhora a visão
Dedé: harmonização combate envelhecimento e melhora a visão - Reprodução Instagram (@dedesantanaoficial)

O comediante Dedé Santana, de 86 anos, viralizou nas redes sociais após divulgar o resultado da sua harmonização facial, que dividiu a opinião dos internautas. De acordo com a clínica responsável pelo procedimento, foi feito um preenchimento de mandíbula, bigode chinês, mento, olheiras, malar, lábios, marionete e design de sobrancelhas.

De acordo com o professor e cirurgião plástico Dr. Thiago Marra, a harmonização facial, principalmente com preenchimentos, é bastante indicada para pessoas com mais idade, como Dedé. “Ela tem baixíssimo risco, é um procedimento minimamente invasivo, então, é uma das principais formas de se combater o envelhecimento”, afirma.

Procedimentos do tipo podem melhorar a visão do paciente

Uma das mudanças mais notáveis da harmonização de Dedé é a diminuição de pele em volta dos olhos do Trapalhão, o que contribui para melhorar a sua capacidade de enxergar. De acordo com o professor e cirurgião plástico Dr. Thiago Marra, preenchimentos na região da órbita e da pálpebra inferior podem melhorar a visão, pois esticam um pouco a pele em volta dos olhos. No entanto, essa melhora pode não ser tão significativa se existir uma grande quantidade de pele cobrindo o olho, explica o médico.

“Chegando nessa fase da vida, principalmente quando se fala em pálpebra superior, o ideal é a retirada de pele. Pois, com o passar dos anos, a pele vai caindo em cima dos olhos, o que pode prejudicar muito a visão”, afirma. Ele acrescenta que a cirurgia de blefaroplastia é um dos procedimentos cobertos pelo SUS após os 60 anos de idade, já que essa é uma questão de saúde, e não apenas estética.

A gordura pode ser uma opção ao invés do ácido hialurônico

Em algumas situações, o preenchimento na face também pode ser realizado com gordura, que é um procedimento um pouco mais invasivo. Nesse caso, o paciente passa por uma pequena cirurgia, na qual se colega gordura, a trata e depois injeta nos locais que precisam desse preenchimento, explica o Dr. Thiago.

“É normal a gente colocar um pouco mais de gordura, até mais do que a gente gostaria no primeiro momento. Mas depois, o organismo vai absorver, em um ou dois meses, cerca de 50, 60%. E depois o que fica é definitivo”, afirma. De acordo com o cirurgião plástico, a gordura é uma ótima opção também para preenchimentos faciais, para melhorar a qualidade da pele e para repor a perda de pele que, naturalmente, acontece com todo mundo. 

É seguro para o Dedé fazer uma nova harmonização futuramente?

O Dr. Thiago explica que a harmonização com ácido hialurônico pode ser feita em toda a face. No entanto, o procedimento não tem efeito definitivo, como lembra o especialista. A duração depende do organismo do paciente. “Apesar do resultado ser quase imediato, o ácido hialurônico vai sendo reabsorvido pelo organismo ao longo de 2 anos. Em alguns casos dura até menos tempo, diferente da retirada de pele (blefaroplastia) que tem efeito definitivo”, esclarece. 

Após 2 anos, o Dedé pode refazer o procedimento, e não há aumento de risco, garante o médico. “Mas, na idade dele, talvez seria muito mais interessante um pequeno procedimento, pelo menos para retirada de pele da pálpebra superior, para melhorar definitivamente a visão”, avalia o cirurgião.

Eventualmente, e mesmo nessa idade, estando com a saúde em dia, ele pode cogitar algo mais duradouro e definitivo como um lifting facial, aponta o Dr. Thiago. “Apesar de ser um procedimento mais invasivo e ter um pouco mais de risco, teria um resultado mais efetivo”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

A doença celíaca é muitas vezes confundida com a intolerância ao glúten, mas cada condição tem seu tratamento mais adequado

Doenças

As características do outono aumentam os casos de doenças respiratórias, entre elas a rinite. Saiba como tratar cada caso da doença

Doenças

Hábitos do dia a dia que prejudicam o coração podem passar despercebidos. Por isso, é importante manter-se sempre atento

Alimentação

Extremamente popular no Brasil, a banana é uma fonte rica de benefícios para atletas, especialmente corredores