Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Dentista indica alimentos que protegem os dentes; veja quais são

Todo e qualquer alimento ácido prejudica a saúde dos dentes. Por outro lado, há algumas opções alimentares que preservam a arcada dentária

Dentista indica alimentos que protegem os dentes; veja quais são
Dentista indica alimentos que protegem os dentes; veja quais são - Foto: Shutterstock

Já é de conhecimento geral que certos alimentos, principalmente aqueles ricos em açúcar, são prejudiciais para a saúde dos dentes. Por outro lado, há uma série de opções que proporcionam o efeito contrário, e acabam por proteger a arcada dentária, reduzindo o impacto do que vem a ser prejudicial.

Quais alimentos protegem os dentes?

Segundo a Dra. Ilana Marques, odontopediatra da clínica IGM Odontopediatria, são chamados de alimentos protetores aqueles que têm um pH básico e que por isso conseguem neutralizar a acidez do açúcar dos alimentos cariogênicos. “Os principais alimentos protetores são todos os tipos de castanha, todos os tipos de queijo e a pipoca de sal”, indica.

Conforme a especialista, é indicado consumi-los especialmente após após a ingestão de alimentos que podem danificar os dentes. Isso porque eles conseguem neutralizar a acidez dos alimentos que podem danificar os dentes que são muito ácidos. 

E quais alimentos danificam os dentes?

Ilana aponta que todos os alimentos ácidos são capazes de danificar os dentes. “Portanto, desde frutas, sucos, refrigerantes, mas principalmente os que além de doces, são também pegajosos. Por exemplo: bolachas recheadas, barrinhas de cereal, paçoquinha, bolos, chocolates, balas, etc”, afirma a especialista. 

Além da alimentação, como proteger a saúde bucal?

Não basta fazer as escolhas alimentares certas, é preciso manter uma rotina de cuidados com os dentes para preservar a saúde bucal. Segundo Ilana, a principal maneira de fazer isto é por meio de visitas regulares ao dentista.

Durante as consultas, ele irá examinar, limpar e aplicar o flúor de consultório que tem uma concentração alta e de grande poder de remineralização. Além disso, o profissional realiza uma higiene adequada com fio dental, escova dental apropriada e pasta de dentes fluoretada. 

“A consulta com o especialista faz toda diferença, pois ele terá um olhar extremamente minucioso e direcionado às necessidades específicas de cada paciente”, destaca a odontopediatra”.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse