Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Descubra 4 maus hábitos do dia a dia que causam danos à pele

Dermatologista desmascara 4 maus hábitos comuns da rotina que podem causar problemas para a saúde da pele, como acne e rugas

Descubra 4 maus hábitos do dia a dia que causam danos à pele
Descubra 4 maus hábitos do dia a dia que causam danos à pele - Foto: Shutterstock

São diversos os fatores que podem causar danos à saúde da pele. Alguns são mais óbvios, como a exposição solar excessiva e o tabagismo, por exemplo. Contudo, existem hábitos diários menos conhecidos que também podem danificar a epiderme. 

A médica dermatologista Dra. Juliana Palo destaca a importância de identificar esses comportamentos e, assim, adotar medidas para proteger a epiderme contra danos indesejados. Segundo ela, existem 4 maus hábitos que devem acender um sinal de alerta. Confira:

1 – Poucas horas de sono

“A falta de sono adequado pode levar a uma pele sem viço, mais manchada e olheiras. Durante o sono, ela se recupera e renova, sob ação do hormônio do sono, a melatonina. Por isso, é crucial garantir um sono de qualidade para manter a pele saudável”, explica a especialista. 

2 – Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem desencadear inflamação na pele e até mesmo piorar condições como acne e psoríase, justifica a médica. “Práticas de relaxamento, como meditação e exercícios, podem ajudar a minimizar esses efeitos negativos”, aconselha.

3 – Uso excessivo de dispositivos eletrônicos

Passar muito tempo em frente ao celular ou ao computador também pode estar causando danos à sua pele. Isso porque a exposição prolongada à luz azul dos dispositivos eletrônicos pode contribuir para o envelhecimento precoce e causar danos ao colágeno. “É recomendável usar protetor solar e limitar o tempo de exposição”, orienta a médica.

4 – Problemas intestinais

Conforme Juliana, problemas no sistema digestivo podem refletir diretamente na pele. “Em contrapartida, uma dieta balanceada rica em fibras e nutrientes pode ajudar a manter o intestino saudável, o que também beneficia a pele”, destaca a dermatologista.

Cuidados essenciais com a pele

Pequenos hábitos diários podem ter um grande impacto na saúde da pele. Por isso, além de protegê-la contra fatores externos, é fundamental cuidar do bem-estar emocional e adotar uma dieta equilibrada. 

Ao estar atento a esses detalhes, você pode contribuir significativamente para manter a saúde e a beleza da sua pele a longo prazo. Lembre-se de consultar sempre um dermatologista para orientações personalizadas e apropriadas ao seu tipo de pele.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...

Doenças

Marrone, da dupla com Bruno, foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos. Entenda a gravidade

Doenças

O ceratocone está entre as principais motivações para o transplante de córnea – tanto em adultos, como em crianças

Doenças

As baixas temperaturas e outras características da estação diminuem a imunidade e aumentam a circulação de vírus, como da conjuntivite