Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dia da Saúde Ocular: saiba como cuidar do bem-estar dos seus olhos

Oftalmologista alerta quais hábitos podem prejudicar a saúde dos olhos e orienta como manter uma rotina de cuidado e atenção

Dia da Saúde Ocular: saiba como cuidar do bem-estar dos seus olhos
Dia da Saúde Ocular: saiba como cuidar do bem-estar dos seus olhos - Foto: Shutterstock

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas têm alguma deficiência visual em todo o mundo, indicam estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência evitável ou que ainda não recebeu tratamento. Pensando nisso, foi criado o Dia da Saúde Ocular (10 de julho) cujo objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças dos olhos que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

Segundo o médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá, Dr. Elmer Salviano, diversas doenças podem levar à perda da visão. A sua frequência varia com a idade. Dentre os mais jovens, a causa mais comum de perda de visão são as ametropias, que são as doenças causadas por falta de óculos/lente de contato. São elas: miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

“Não raro, crianças e adolescentes têm mau desenvolvimento escolar devido a algum desses três problemas, que são facilmente corrigidas por lentes corretivas. Em pacientes idosos, a causa predominante de falta de visão é a catarata, que é a opacificação do cristalino, que tem correção cirúrgica”, explica o especialista.

É possível prevenir os problemas de visão? Como?

Conforme o profissional, a melhor prevenção para problemas nos olhos é a visita regular ao oftalmologista. “Na consulta ele irá avaliar a necessidade do uso de óculos, pressão intraocular, presença de catarata ou outras inflamações, bem como possíveis lesões no fundo do olho”, indica Elmer. 

De acordo com cada doença, pode existir uma prevenção específica. No entanto, a maneira mais eficaz de manter uma boa visão é indo ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, reforça o especialista.

Quais hábitos evitar para manter a saúde dos olhos?

Algumas doenças do organismo podem ser especialmente prejudiciais para a saúde da visão. Dentre elas, o médico cita a diabetes, a hipertensão arterial e doenças infecciosas como toxoplasmose, tuberculose e sífilis. Além disso, doenças reumáticas como artrite reumatóide e lúpus também podem prejudicar o bem-estar dos olhos. 

O especialista também destaca alguns hábitos que são prejudiciais à saúde ocular. É o caso, por exemplo, de coçar os olhos, o que pode ocasionar lesão em córnea ou retina. É preciso estar alerta também ao uso excessivo de telas, que pode ocasionar olho seco e ser prejudicial à saúde da retina.

“Todos nós conhecemos pelo menos algum parente ou amigo que convive com alguma doença ocular. Além de levar uma vida saudável, a consulta regular ao médico oftalmologista é essencial para prevenir e tratar as diversas doenças que podem acometer o olho. Uma boa  visão é essencial para uma vida de qualidade”, conclui o médico oftalmologista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse