Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Hormônios do amor: namorar faz bem para a saúde

Além de preencher o coração com sentimentos positivos, o amor também está associado a ações hormonais que promovem saúde e bem-estar

Dia do Amor: entenda como o sentimento contribui com a saúde
Dia do Amor: entenda como o sentimento contribui com a saúde - Foto: Shutterstock

Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados, uma data para enaltecer o amor. A representação deste dia nos transmite uma mensagem de que é um momento de comemorar e celebrar o afeto, carinho, paixão, e todos os sentimentos relacionados aos laços de amor. Hoje o dia vibra com energias românticas devido a atmosfera de paixão criada pelos casais e pelas mídias em geral, principalmente as redes sociais que exaltam incansavelmente o romance a todo momento. 

A data pode ser negativa para os solteiros – ou pelo menos pela parcela de pessoas que sofrem com os incômodos da solidão. Mas é inegável que o amor, um sentimento tão genuíno e muitas vezes incompreendido, mexe com o nosso equilíbrio físico e emocional, afirma a psicanalista Dra. Andrea Ladislau.

Ocitocina – o hormônio do amor

“Quando amamos, podemos nos fazer sentir mais fortes emocionalmente. Até porque estamos em franca produção do hormônio do amor, um dos neurotransmissores da felicidade, que é a ocitocina”, explica a especialista. Andrea aponta que a ocitocina traz excelentes benefícios para nosso corpo e mente, como: 

  • Aumenta a sensação de bem estar;
  • Reduz o estresse;
  • Diminui a ansiedade;
  • Afasta os medos;
  • Eleva a autoestima;
  • Melhora os quadros depressivos.

A psicanalista explica que a produção hormonal adequada vai influenciar o nosso comportamento, a criação de memórias, o reconhecimento, o apego, a generosidade, a empatia, entre outros comportamentos ligados às interações sociais e pessoais. “Além disso, palavras de amor e gestos de carinho afeto nunca são demais e transformam o dia de qualquer pessoa! O importante é termos a consciência e liberdade de poder expressar os nossos sentimentos”, destaca.

Por que é tão importante amar?

O amor é, inclusive, uma arma contra doenças, pois melhora a nossa imunidade, aponta Andrea. “E em tempos, como os atuais, onde tudo é para ontem e acabamos atropelando as relações tornando-as mais rasas e automatizadas, esse sentimento também é a maior arma contra o ódio, a indiferença, a intolerância e os conflitos”, acrescenta a psicanalista.

De acordo com a profissional, o sentimento também é uma chave para frear o imediatismo da vida. Esse fenômeno faz com que não tenhamos tempo de observar quem está à nossa volta ou dar ênfase aos pequenos detalhes e às situações que envolvem os relacionamentos humanos.

“Portanto, para saudar o amor e vivê-lo em toda sua completude, o ideal é ofertar o que você tem de melhor e estar aberto a receber o amor que o outro também possa te dar. Afinal, o amor é um dos sentimentos mais nobres que possuímos e devemos valorizar sempre. Portanto, aproveite este dia para manifestar seu amor, envie mensagens para pessoas queridas e diga que sente saudade”, aconselha Andrea Ladislau. 

Por fim, a psicanalista ressalta que praticar o amor não deve se restringir apenas ao dia de hoje. Ao contrário, devemos estar abertos a ele ao longo de todo o ano. “O amor deve ser praticado em todos os momentos de nossa vida e sempre aliado ao respeito e empatia para com o outro. O importante é espalhar amor e ser verdadeiro e coerente com suas emoções”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer

Doenças

A febre oropouche compartilha os mesmos sintomas e formas de transmissão da dengue – contudo, são doenças diferentes

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos