Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Dor de garganta pode surgir mesmo no verão: veja o que fazer

Ar-condicionado, água gelada e sorvete são grandes aliados no calor do verão – e alguns podem trazer consequências, como a dor de garganta

Dor de garganta pode surgir mesmo no verão: veja o que fazer
Dor de garganta pode surgir mesmo no verão: veja o que fazer - Foto: Shutterstock

Começa com um pequeno incômodo, geralmente como a sensação de algo estar arranhando sua garganta. Mas basta esperar algumas horas e logo a dor dá as caras, trazendo grande desconforto. A Dra. Renata Moura Barizon, médica otorrinolaringologista, alerta que a dor de garganta pode acontecer mesmo no verão, com as altas temperaturas.

O que fazer em caso de dor de garganta

A dor ou irritação na garganta costuma ser mais intensa ao engolir e falar, e muitas vezes acompanha infecções, como um resfriado ou gripe. No entanto, comer pratos muito quentes, usar muito a voz ou ainda deixar a boca muito seca também podem levar ao desconforto.

Para iniciar qualquer tratamento, é preciso saber diferenciar a intensidade do quadro de dor de garganta. “Se a pessoa estiver ativa, conseguindo se alimentar, mesmo que pouco, seria um quadro leve. Já a dor de garganta que persiste com a medicação analgésica e acompanha febre que também não passa é algo grave, por exemplo”, adverte a otorrino.

Conforme a médica, o tratamento da dor de garganta à princípio é feito com analgesico, e o paciente também pode optar por sprays anestésicos. Contudo, se persistirem os sintomas, é importante avaliar com um especialista, destaca Renata.

Vale acrescentar que o consumo de água gelada e sorvete estão liberados durante o verão, diz a Dra. Renata Moura Barizon. Afinal, as altas temperaturas exigem formas eficientes de se refrescar. “Somente os pacientes que costumam fazer amigdalites de repetição é que são mais sensíveis a essa temperatura”, acrescenta a médica.

Cuidado com o ar-condicionado

Outra maneira de se refrescar no calor é com o uso regular de ar-condicionado. No entanto, o equipamento exige alguns cuidados para ser utilizado com segurança. “É muito importante a limpeza do ar-condicionado, pois isso pode prejudicar os pacientes alérgicos. A limpeza do filtro deve ser feita a cada 15 dias com uso de máscara e luvas”, recomenda a especialista. Ela lembra ainda que é preciso fazer uma limpeza mais profunda a cada 6 meses.

“Como o ar-condicionado deixa o ambiente seco, você pode optar por uma bacia com água, uma toalha molhada ou umidificador para melhorar a umidade. O ideal é que a temperatura fique por volta de 23 e 24 graus. Além disso, beba bastante água e lave o nariz com soro fisiológico”, orienta a médica.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema