Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Dor nas costas? Problema pode ser renal; médico explica

Especialista em coluna esclarece as diferenças entre a dor sentida nas costas e os desconfortos nos rins, que podem indicar doenças

Dor nas costas? O problema pode estar nos rins; ortopedista explica
Dor nas costas? O problema pode estar nos rins; ortopedista explica / Foto: Shutterstock

Você provavelmente já sentiu dor nas costas em algum momento da vida, seja por conta da má postura, sobrecarga ou estresse. No entanto, o problema pode estar relacionado a outro órgão muito importante: o rim. Por isso, todo desconforto nesta região merece atenção.

Os rins têm cerca de 10 centímetros cada, e estão localizados próximo à coluna vertebral. Por conta dessa aproximação, às vezes, as dores podem se confundir, não sendo possível saber de início qual é a origem do incômodo, rins ou coluna.

“Para identificar de modo preciso a causa do problema, são necessárias avaliações físicas e exames de imagem, como ressonância magnética, que auxiliam o médico na condução do tratamento mais adequado”, revela o Dr. André Evaristo, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.

Como diferenciar uma dor da outra

Lombalgia é o nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar, região próxima aos rins e que afeta jovens e adultos. Seus principais sintomas são dor local ou irradiada para membros inferiores. Ela pode ser aguda, com duração de até 3 meses, ou crônica, com permanência de mais de 3 meses. Também pode ser intensa ou fraca, contínua ou esporádica. Às vezes causa queimação, cólica ou sensação de aperto.

Já a dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como infecções, alterações no funcionamento do próprio órgão, cistos ou pedras, traumas, câncer entre outros. É comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar. 

Esse tipo de incômodo costuma ser mais agudo e surgir de repente. A dor tende a parecer uma cólica de forte intensidade, que chega a incapacitar o paciente. Quando se trata de pedras nos rins, precisa de atendimento urgente.

Já a dor nas costas pode afetar qualquer parte da coluna (cervical, torácica, lombar), sendo mais comum na região lombar. A dor lombar pode ser classificada como leve ou grave, e é caracterizada por pontadas, irradiação ou queimação.

“As dores não surgem ‘do nada’. Em especial, um problema de saúde pode provocar dor aguda, como hérnia de disco, protrusão, abaulamento ou uma doença pélvica. Se houver demora em resolver o problema, a dor passa a ser mais constante e danifica o sistema nervoso. E quando a causa é tratada e a dor permanece, ela deixa de ser um sintoma para se tornar uma causa, o que chamamos de dor crônica complexa e intratável”, finaliza o cirurgião de coluna.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Preta Gil precisou ser internada no último sábado (2/3), após sentir fortes dores nas costas, e descobriu ter uma hérnia de disco

Dor

Ortopedista especialista em coluna ensina qual a melhor conduta a se seguir no caso de uma contratura lombar

Notícias

Nesta época de volta às aulas, é importante os pais estarem atentos ao peso que seus filhos carregam nas mochilas escolares

Dor

Sentir dor nas costas é relativamente comum, mas nunca deve ser encarada assim. Médico explica como lidar em casos após exercício físico