Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Dor no calcanhar: conheça as causas e como tratar o problema

A dor no calcanhar é o desconforto mais comum sentido no pé por homens e mulheres – e tratamento é mais simples do que parece

Dor no calcanhar: conheça as causas e como tratar o problema
Dor no calcanhar: conheça as causas e como tratar o problema - Foto: Shutterstock

A dor no calcanhar é a principal queixa de dores nos pés entre homens e mulheres. Segundo pesquisa da Pés Sem Dor, com 2.940 pessoas, o desconforto atinge mais de 61% dos trabalhadores brasileiros.

Por que o calcanhar dói?

Vale destacar que o calcâneo, osso do calcanhar, é o maior osso do nosso pé. De acordo com Mateus Martinez, fisioterapeuta chefe da Pés Sem Dor, ele é também o ponto que mais carga e impacto recebe no dia a dia. Por isso, tanta gente se queixa de dores na região.

O fisioterapeuta detalha as principais causas de dores no calcanhar. Confira:

Fascite plantar

Caso sinta dores agudas no calcanhar pela manhã, logo nos primeiros passos do dia, é quase certo que esteja sofrendo por causa da fascite plantar. Esta é uma inflamação ou degeneração na fáscia, um tecido que abrange toda a planta do nosso pé, dos dedos até o calcanhar, explica Mateus Martinez. 

Na medida em que a pessoa anda, ela “massageia” a sola dos pés dispersando o fluido inflamatório e aliviando as dores. Mas se ficar novamente em repouso, o fluido inflamatório volta a se acumular, trazendo aquela dor aguda de volta. 

Conforme Mateus, a fascite pode ocorrer por vários motivos: problemas na pisada, pés muito cavos ou muito chatos, sobrepeso e alguns tipos de atividade esportiva que podem sobrecarregar a fáscia e causar a inflamação.

Esporão de calcâneo

A dor no calcanhar também acontece por causa do esporão: uma “ponta” óssea que aparece na base do calcanhar. Felizmente, o esporão nem sempre causa dores, mas ele pode pegar em algum músculo, tecido ou ligamento, e nesses casos, pode sim causar dores, diz o especialista. 

O esporão acontece por causa do excesso de impacto no calcanhar. Ou seja, atividade esportiva com movimentos repetitivos, calçados muito rígidos e obesidade. Enfim, tudo o que coloca muita carga no calcanhar pode criar condições para o surgimento do esporão, explica Mateus.

Bursite no calcanhar

A sua dor é na região posterior do calcanhar, perto do Tendão de Aquiles? Então você pode ter bursite: uma inflamação na bursa do calcanhar. A bursa é uma bolsa cheia de líquido que funciona como uma “almofada” protetora entre o osso e o Tendão de Aquiles que ajuda a diminuir o atrito e facilita os movimentos, pontua Mateus Martinez. 

“Quando a bursa inflama, causa dor intensa que piora com a atividade física ou com pressão na região, também pode provocar inchaço e vermelhidão na região afetada. A dor pode ser forte o suficiente para dificultar movimentos, impedindo, em alguns casos, até que a pessoa fique em pé”, explica o fisioterapeuta.

Segundo ele, entre as causas da bursite no calcanhar podem estar o impacto e os movimentos repetitivos de algumas atividades esportivas. Contudo, o problema também pode ser resultado de lesões ou pancadas na região do calcanhar, calçados apertados ou inadequados e outras patologias como artrite, gota, esporão de calcâneo e Tendinite de Aquiles.

Palmilhas ortopédicas para tratar dores no calcanhar

Uma das formas mais eficazes de tratar a dor no calcanhar é com o uso de palmilhas ortopédicas. Contudo, é importante optar sempre por palmilhas sob medida, feitas de acordo com as dimensões dos pés e as necessidades específicas de cada pessoa. 

“A palmilha ortopédica vai dar suporte ao arco plantar, aumentando as áreas de contato dos pés com o calçado, distribuindo melhor o peso do corpo e aliviando os pontos dolorosos”, explica Mateus Martinez. 

Conforme o fisioterapeuta, a palmilha não apenas resolve a dor, mas evita que as patologias se agravem, além de corrigir a pisada e alinhar a postura.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha