Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Dor sem causa aparente no joelho pode ser causada pelo quadril; entenda

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto

Dor sem causa aparente no joelho pode ser causada pelo quadril; entenda
Dor sem causa aparente no joelho pode ser causada pelo quadril; entenda - Foto: Shutterstock

Você já sentiu desconforto no joelho sem encontrar a causa? Especialistas alertam que o problema pode estar relacionado ao quadril. Isso porque os nervos que passam pelo local podem entrar em “curto-circuito” devido à inflamação, afetando músculos e a sensibilidade da pele na região abaixo do quadril.

Segundo o ortopedista e especialista em quadril, Dr. David Gusmão, a dor irradiada do quadril pode atingir músculos e a pele abaixo do quadril. A consequência é desconforto até mesmo no joelho. “Esse fenômeno, conhecido como dor referida, pode confundir pacientes e profissionais de saúde, levando a diagnósticos equivocados e tratamentos inadequados”, afirma Gusmão.

David ressalta a importância de considerar o quadril como uma possível fonte de desconforto. “Muitas vezes, os pacientes relatam dor no joelho, mas após uma avaliação cuidadosa, descobrimos que o problema está no quadril”, explica o Dr. Gusmão.

Sinais de alerta

Além disso, o profissional destaca que é fundamental conhecer os sintomas corretamente. Alguns sinais incluem dor na virilha, dificuldade para realizar movimentos como levantar-se de uma cadeira ou subir escadas, e sensação de rigidez no quadril ao caminhar ou após períodos prolongados de inatividade.

Prevenção

Ele também compartilha dicas para prevenir e aliviar o desconforto no quadril e joelho. “Manter um peso saudável, praticar exercícios de fortalecimento muscular, como pilates ou fisioterapia, e adotar posturas corretas ao sentar e ao levantar objetos pesados podem ajudar a reduzir o risco de problemas no quadril e no joelho”, acrescenta o ortopedista.

O que fazer no caso de dor

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. 

Portanto, se você está enfrentando desconforto no joelho sem uma causa aparente, não hesite em discutir a possibilidade de envolvimento do quadril com seu médico ou ortopedista. Lembre-se sempre de relatar todos os sintomas e seguir as orientações para um tratamento eficaz e uma recuperação completa.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Doenças

Maus hábitos podem levar a uma sobrecarga do fígado, causando problemas em todo o organismo. Veja como prevenir