Connect with us

O que você está procurando?

Dor

É melhor aplicar gelo ou bolsa térmica na dor? Ortopedista explica

Quando uma dor surge, é muito comum recorrer ao gelo ou ao calor para aliviar o desconforto. No entanto, cada caso exige uma conduta específica

É melhor aplicar gelo ou bolsa térmica na dor? Ortopedista explica
É melhor aplicar gelo ou bolsa térmica na dor? Ortopedista explica - Foto: Shutterstock

Quando se trata de dor, há diversas maneiras de aliviar o desconforto. Mas, geralmente, sempre fica a dúvida: é melhor aplicar gelo ou usar uma bolsa térmica? Para ajudar a entender qual é a melhor abordagem, conversamos com o médico ortopedista Dr. David Gusmão, especialista em quadril.

O calor e o frio são métodos bastante comuns no tratamento de articulações que sofrem com artrose e outras condições dolorosas. Segundo David, há momentos específicos para utilizar essas técnicas de forma eficaz.

Quando aplicar calor sobre a dor?

Quando um paciente sente dores após um longo período de caminhada ou exercícios físicos de média/baixa intensidade, é recomendável aplicar calor na região como método de relaxamento muscular, orienta o ortopedista. 

“Isso pode ser feito através de uma bolsa de água quente colocada sobre a área afetada ou até mesmo desfrutando de um banho quente relaxante”, indica o médico. Isso porque o calor ajuda a relaxar os músculos e proporciona alívio para as articulações doloridas. 

A conduta também se aplica a dores que surgem em articulação com artrose no início do dia, quando o corpo estava mais frio, ou ao final de um dia longo de trabalho e atividades.

E quando recorrer ao gelo?

Por outro lado, quando há um quadro inflamatório agudo, como ocorre após um trauma ou atividades físicas muito intensas, o ideal é recorrer ao frio. O profissional ressalta que é importante proteger a pele e não aplicar gelo diretamente no local, para evitar danos. 

“Em situações de  corridas intensas, jogos esportivos ou exageros em atividades físicas, é aconselhável aplicar uma bolsa de gelo envolvida em um pano sobre a articulação mais afetada imediatamente após a atividade. O frio ajuda a reduzir o inchaço e controlar a inflamação, proporcionando alívio”, acrescenta David.

Acompanhamento médico é indispensável

É importante destacar que cada caso é único. Por isso, a escolha entre o uso de calor ou frio para aliviar a dor deve se basear na avaliação médica e nas condições específicas do paciente. Por isso, é fundamental consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para obter um diagnóstico preciso e orientações adequadas. 

O especialista enfatiza ainda que essas técnicas de aplicação de calor ou frio são complementares. Portanto, elas podem atuar em conjunto com outros tratamentos, como fisioterapia, medicamentos e exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura do quadril. 

Com essas informações, você poderá tomar decisões mais conscientes sobre o alívio da dor no quadril e desfrutar de uma vida mais confortável e ativa, conclui o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse