Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde da Mulher

É possível engravidar após a menopausa? Médico responde

A menopausa encerra (ou deveria encerrar) o ciclo reprodutivo da mulher. Especialista comenta as chances de uma gestação

É possível engravidar após a menopausa? Médico responde
É possível engravidar após a menopausa? Médico responde - Foto: Shutterstock

Além de todos os sintomas como ondas de calor, ansiedade e variações de humor, a menopausa traz também o fim da idade reprodutiva da mulher. Mas será que há alguma exceção para essa “regra”?

Pensando em uma gravidez acidental, não é possível engravidar após a menopausa. Isto é, se ela já estiver estabelecida, explica o Dr. Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana e diretor da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

“O que pode ocorrer é uma gravidez não programada no momento em que a mulher está no período de transição menopausal, quando ela ainda possui óvulos e os libera de forma errática”, esclarece Roberto.

Reprodução assistida: uma possibilidade após a menopausa

Outro caso é o de mulheres que já tenham entrado na menopausa e que possuam óvulos, ou embriões próprios congelados previamente. Dessa forma, é possível engravidar normalmente. Outra possibilidade ainda seria a gravidez através do uso de embriões ou óvulos doados. 

“Seja com óvulos próprios congelados, ou doados, o processo de preparo do endométrio em mulheres já menopausadas se dá através do uso sequencial de estrogênio e progesterona para conseguir que ocorra a implantação”, salienta o médico.

O especialista lembra que mulheres que planejam engravidar mais tarde devem ter um cuidado extra com sua alimentação e saúde. “Quanto mais controlado for seu peso, seu condicionamento físico e sua alimentação, menores as chances de ela apresentar complicações ou dificuldades para sua gravidez”, destaca. 

Contudo, o Roberto alerta que as pacientes jovens são quem menos apresentam complicações. “Logo, quando possível, é importante lembrar que tentar engravidar mais cedo se traduz em menos complicações e dificuldades ao longo de uma gestação”, aconselha.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia