Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

É possível engravidar após a menopausa? Médico responde

A menopausa encerra (ou deveria encerrar) o ciclo reprodutivo da mulher. Especialista comenta as chances de uma gestação

É possível engravidar após a menopausa? Médico responde
É possível engravidar após a menopausa? Médico responde - Foto: Shutterstock

Além de todos os sintomas como ondas de calor, ansiedade e variações de humor, a menopausa traz também o fim da idade reprodutiva da mulher. Mas será que há alguma exceção para essa “regra”?

Pensando em uma gravidez acidental, não é possível engravidar após a menopausa. Isto é, se ela já estiver estabelecida, explica o Dr. Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana e diretor da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

“O que pode ocorrer é uma gravidez não programada no momento em que a mulher está no período de transição menopausal, quando ela ainda possui óvulos e os libera de forma errática”, esclarece Roberto.

Reprodução assistida: uma possibilidade após a menopausa

Outro caso é o de mulheres que já tenham entrado na menopausa e que possuam óvulos, ou embriões próprios congelados previamente. Dessa forma, é possível engravidar normalmente. Outra possibilidade ainda seria a gravidez através do uso de embriões ou óvulos doados. 

“Seja com óvulos próprios congelados, ou doados, o processo de preparo do endométrio em mulheres já menopausadas se dá através do uso sequencial de estrogênio e progesterona para conseguir que ocorra a implantação”, salienta o médico.

O especialista lembra que mulheres que planejam engravidar mais tarde devem ter um cuidado extra com sua alimentação e saúde. “Quanto mais controlado for seu peso, seu condicionamento físico e sua alimentação, menores as chances de ela apresentar complicações ou dificuldades para sua gravidez”, destaca. 

Contudo, o Roberto alerta que as pacientes jovens são quem menos apresentam complicações. “Logo, quando possível, é importante lembrar que tentar engravidar mais cedo se traduz em menos complicações e dificuldades ao longo de uma gestação”, aconselha.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Especialista explica como as medidas curativas auxiliam na qualidade de vida dos pacientes 

Saúde da Mulher

Especialista explica quais sãos os sintomas e como aliviá-los

Notícias

A glândula tireoide regula todo o nosso organismo, e impacta diretamente no funcionamento dos órgãos. Entenda suas funções no corpo

Notícias

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade