Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Será que é menopausa precoce? Conheça os sintomas

Mulheres que passam pela menopausa precoce podem recorrer à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para aliviar os sintomas

Será que é menopausa precoce? Conheça os sintomas
Será que é menopausa precoce? Conheça os sintomas - Foto: Shutterstock

A menopausa precoce, também conhecida como insuficiência ovariana prematura, se caracteriza pela ausência de menstruação, no período de um ano, antes dos 40 anos de idade. 

A condição pode ocorrer por diversas razões, incluindo genética, exposição a vírus (caxumba, por exemplo), tratamentos médicos (como quimioterapia), distúrbios autoimunes, cirurgias que afetam os ovários, entre outros fatores.

Sintomas da menopausa precoce

Quando a menopausa ocorre precocemente, as mulheres podem enfrentar sintomas semelhantes aos da menopausa padrão. São eles:

  • Alterações de humor;
  • Ondas de calor;
  • Piora significativa da qualidade do sono;
  • Ressecamento vaginal;
  • Redução da líbido;
  • Ganho de peso.

A Dra. Iana Carruego, ginecologista da Clínica Elsimar Coutinho (SP), explica que a menopausa pode acarretar problemas importantes em relação à saúde e qualidade de vida da mulher.

Segunda ela, a paciente que entra na menopausa tem mais chances de desenvolver doenças como osteoporose, depressão, risco de eventos cardiovasculares como infarto ou derrame, episódios de ansiedade e, além disso, a piora do rendimento intelectual.

Tratamento com Terapia de Reposição Hormonal (TRH)

A TRH (Terapia de Reposição Hormonal) é uma opção de tratamento comum para aliviar os sintomas da menopausa, incluindo a menopausa precoce. Essa terapia envolve a administração de hormônios como estrogênio, testosterona e progesterona, por exemplo, e colabora para reduzir os riscos associados à deficiência hormonal. 

No entanto, a decisão de usar a reposição hormonal deve ser discutida com um profissional de saúde e realizada de maneira individualizada. Neste processo é importante considerar os riscos e os benefícios do tratamento, histórico médico da paciente e até preferências pessoais.

Entre os benefícios da reposição hormonal para a menopausa precoce estão: 

  • Alívio dos sintomas vasomotores, como ondas de calor e suores noturnos, por exemplo;
  • Melhora da saúde óssea, prevenindo a perda de densidade óssea;
  • Melhora de sintomas relacionados à atrofia vaginal, como ressecamento e dor durante o sexo.

É possível administrar a TRH por meio de pílulas, adesivos cutâneos, cremes ou géis e implantes. A escolha do método dependerá das necessidades de cada paciente. Além disso, é importante manter hábitos de vida saudáveis. Portanto, a prática de exercícios físicos também é fundamental.

Quais são as contraindicações da TRH?

O tratamento não deve ser indicado para mulheres com histórico de câncer de mama e do endométrio. A decisão de realizar a TRH deve ser tomada com base em avaliação individualizada. Por isso, é importante fazer exames com regularidade e buscar um médico de sua confiança.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação