Connect with us

O que você está procurando?

Diabetes

É possível prevenir o diabetes: nutricionista explica como

A adoção de hábitos saudáveis no dia a dia pode prevenir o surgimento de diabetes, doença que atinge 13 milhões de brasileiros

É possível prevenir o diabetes: nutricionista explica como
É possível prevenir o diabetes: nutricionista explica como - Foto: Shutterstock

Mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes, indica a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O dado é alarmante do ponto de vista de saúde pública, visto que a doença é fator de risco para uma série de complicações. Por isso, quando falamos desta patologia, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Mesmo quando há a influência genética para o surgimento, a maior parte dos casos podem ser evitados quando existe a adoção de uma rotina saudável. Nesse sentido, manter hábitos saudáveis, ou até mesmo mudar estilo de vida, são atitudes que contribuem para afastar o surgimento do diabetes.

Os diferentes tipos de diabetes e o papel da insulina

A professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Juliane Casas, explica que existem vários tipos de diabetes, sendo o diabetes mellitus tipo 1 e o diabetes mellitus tipo 2, os tipos mais conhecidos. Quando não estão bem controlados, ambos podem trazer complicações à saúde. 

“A insulina é um hormônio que controla a glicose que está presente em nossa corrente sanguínea. Em pessoas com diabetes mellitus tipo 1, ocorre a elevação da glicose no sangue. Esse aumento acontece  devido ao pâncreas não conseguir produzir a insulina”, diz a profissional. 

“Já os portadores da doença tipo 2 possuem uma dificuldade na ação da insulina. Na maioria dos casos o problema é ocasionado pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, fazendo com que a insulina não trabalhe de forma adequada no organismo”, explica.  

A especialista comenta que manter os níveis de glicemia elevados pode trazer vários riscos à saúde, como a propensão à doença renal; problemas de visão, circulatórios; e alterações na sensibilidade nos pés. “A doença pode levar a amputação de membros inferiores”, ressalta. 

A professora diz ainda que é preciso estar atento aos sintomas da doença para buscar tratamento precocemente. Segundo ela, os sinais mais comuns de diabetes são:

  • Fome excessiva;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Sede constante;
  • Urinar muitas vezes à noite;
  • Formigamento nos pés;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Prevenção

Juliane ressalta que o diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado. A nutricionista explica que manter uma alimentação saudável, equilibrada, redução de doces, e rica em legumes, verduras  e frutas, é uma boa estratégia. 

Além disso, no caso de pessoas obesas, emagrecer é uma boa solução para o controle da glicemia. No entanto, adotar alimentação saudável independe de ter ou não a doença, ou de estar ou não acima do peso.  

“As pessoas acabam associando de maneira indevida o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável, mas é preciso destacar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, precisam seguir uma dieta balanceada e também praticar atividades físicas. Isso não só para emagrecer, mas para ter saúde a longo prazo, principalmente na terceira idade”, recomenda a nutricionista. 

5 dicas para afastar o surgimento de diabetes

Juliane elenca cinco hábitos saudáveis essenciais para prevenir o diabetes e manter a boa saúde, que podem ser adotados por todos no dia a dia. Confira: 

  • Comer verduras, legumes e frutas todos os dias e ingerir proteínas em quantidade individualizada. Além disso, controlar o consumo de ácidos graxos saturados, priorizando o consumo de carnes magras, leite desnatado e consumo mínimo de carnes processadas; 
  • Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras; 
  • Praticar exercícios físicos regularmente (durante 30 minutos, 5x por semana);
  • Cessar o hábito de fumar e de beber bebidas alcoólicas; 
  • Manter o peso controlado.  
Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto