Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Engordou de repente? Entenda o que leva ao ganho de peso

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Engordou de repente? Entenda o que leva ao ganho de peso
Engordou de repente? Entenda o que leva ao ganho de peso - Foto: Shutterstock

Emagrecer está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque, além dos cuidados com a alimentação e a rotina, é preciso trabalhar a mentalidade. A partir desse tripé, fica mais fácil evitar o ganho de peso repentino. O primeiro passo, contudo, é compreender o que leva aos quilos a mais na balança.

O que pode causar o ganho de peso

As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. 

Além disso, o sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar. Bem como a ansiedade, que pode aumentar o ritmo de alimentação sem que a pessoa perceba, aumentando os números na balança.

A Dra. Gabriela Iervolino, endocrinologista titulada pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explica que o uso de algumas medicações também pode engordar. Ela cita principalmente escitalopram, lítio, quetiapina, paroxetina, mirtazapina entre outras. 

Todos esses são remédios receitados por neurologistas ou psiquiatras e, portanto, são de fato necessários. “No entanto, eles podem fazer com que a pessoa tenha mais fome, resultando em ganho de peso. Neste caso, a sugestão é conversar com o especialista para ver se existe outra alternativa”, orienta a médica.

Depois que o profissional avalia a parte hormonal, e confirma se há ou não o uso de medicações que podem engordar, é necessário analisar a alimentação. Este é o momento de estipular dieta equilibrada, com a quantidade de nutrientes e proteínas adequada para perder peso. 

“É preciso lembrar que a obesidade não significa que a pessoa seja bem nutrida, a maioria dos obesos são desnutridos, pois eles possuem excesso de peso, mas não tem quantidade de nutrientes, ou seja, vitaminas e proteínas, na medida adequada”, esclarece a Dra. Gabriela.

Mudando a mentalidade

Para perder peso de maneira definitiva, é preciso saber onde está errando e, em seguida, mudar os seus hábitos. “A parte principal é a mudança de mente. O paciente precisa enxergar a alimentação de outra forma e voltar a ter o controle sobre a escolha da sua dieta”, afirma a endocrinologista.

“Não é só o peso, mas a mudança de atitude conta muito, escolhendo alimentos mais saudáveis, com uma programação ideal na alimentação, hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos. Para tudo isso, a mudança de mente é extremamente importante”, finaliza.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...