Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Entenda como a pele pode indicar problemas na saúde

Existem muitos sintomas na pele que podem alertar sobre a saúde e o bem-estar de todo o corpo. Conheça os sinais de alerta

Entenda como a pele pode indicar problemas na saúde
Entenda como a pele pode indicar problemas na saúde - Foto: Shutterstock

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele é um espelho preciso da nossa saúde interna. Por isso, entender os sinais que ela apresenta pode ser crucial para identificar problemas subjacentes que merecem atenção médica. 

De acordo com a médica dermatologista Dra. Ana Beatriz Schmidt, alterações na pele podem ser sintomas de desequilíbrios hormonais, problemas imunológicos, deficiências nutricionais e estresse emocional.

Problemas na pele que acendem alerta sobre a saúde

A especialista aponta os problemas mais comuns que atingem a pele e o que eles querem dizer sobre nossa saúde. Confira:

Acne persistente: Mais do que apenas uma questão estética, a acne persistente pode ser um sinal de desequilíbrios hormonais, especialmente em adolescentes e mulheres adultas. Também pode indicar inflamação interna e até mesmo problemas digestivos.

Eczema (dermatite atópica): O eczema é muitas vezes associado a uma resposta imunológica hiperativa, o que pode indicar problemas no sistema imunológico. Além disso, pode ser agravado por estresse emocional e alergias alimentares.

Psoríase: Esta condição autoimune pode indicar inflamação crônica no corpo. Pesquisas sugerem uma conexão entre psoríase e condições como diabetes, doenças cardíacas e síndrome metabólica.

Envelhecimento precoce: Rugas, flacidez e manchas podem não ser apenas sinais naturais de envelhecimento, mas também indicadores de danos causados por radicais livres devido ao estresse oxidativo. Uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a combater esse processo.

Relação entre a pele e o organismo

Conforme a Dra. Ana Beatriz, uma abordagem holística é fundamental para cuidar da saúde da pele. Isso significa que é preciso se ater a diferentes aspectos, cuidando do organismo como um todo.

 “Uma dieta equilibrada, hidratação adequada, sono reparador e gestão do estresse são componentes essenciais para manter a pele saudável e radiante. É importante não apenas tratar os sintomas visíveis, mas também investigar e tratar as causas subjacentes para alcançar resultados duradouros”, explica. 

Segundo a médica, à medida que a conscientização sobre a relação entre saúde da pele e bem-estar geral aumenta, mais pessoas estão percebendo a importância dos cuidados dermatológicos não apenas por razões estéticas, mas também como parte integrante de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorre no próximo domingo (05/05) e contará com a participação de mais de 2 milhões de candidatos

Doenças

A Doença de Fabry é uma condição genética rara que se manifesta através de lesões por todo o corpo, inclusive nos rins, olhos e...

Doenças

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença. Entenda alguns mitos sobre o imunizante esclarecidos por especialistas

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC