Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Envelhecimento: conheça cuidados indispensáveis com a pele

O envelhecimento pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente no que se refere à beleza. Saiba como cuidar da pele ao longo da vida

Envelhecimento: conheça cuidados indispensáveis com a pele
Envelhecimento: conheça cuidados indispensáveis com a pele - Foto: Shutterstock

O envelhecimento é algo inevitável, mas como passamos por esse processo é uma escolha que está em nossas mãos. Isso porque, utilizando o conhecimento e as ferramentas certas, essa transição pode não representar um desafio (como costuma ser para muitos). Ela pode ser, na verdade, uma oportunidade de realçar a beleza natural que vem com a maturidade. Nesse sentido, a saúde da pele deve receber bastante atenção.

“Envelhecer é um processo natural da vida, porém podemos nos preparar e nos cuidar para que isso aconteça da melhor forma possível”, afirma a dentista e gestora em saúde Amanda Arantes. Em meio a um mundo onde a juventude é frequentemente idolatrada, a verdadeira arte reside em abraçar e otimizar cada fase da vida, diz a especialista.

Para ela, a maturidade traz consigo uma riqueza de experiências, sabedoria e, sim, mudanças em nossa pele e aparência. Mas, com os cuidados e tratamentos certos, podemos não apenas aceitar, mas também celebrar essas mudanças. Afinal, a beleza não é definida pela juventude, mas pela maneira como cuidamos de nós mesmos em cada etapa da vida.

Cuidados para adotar ao longo da vida

A limpeza de pele, por exemplo, é mais do que apenas um ritual de beleza. “Ela proporciona uma aparência limpa e saudável, diminui o excesso de oleosidade da pele e previne o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas, cravos e espinhas”, destaca Amanda. 

A frequência de realizar o procedimento pode ser uma questão de dúvida, muitas vezes. Apesar disso, a médica explica que para aqueles com pele oleosa a cada 30 dias é o ideal, enquanto outros podem se beneficiar de uma sessão a cada três meses.

Mas além da limpeza, diz a especialista, a rotina diária de cuidados com a pele desempenha um papel crucial para enfrentar o envelhecimento. “Pela manhã, lavar o rosto de preferência com sabonete neutro e água fria, fazer a hidratação e aplicar o protetor solar sempre, independente da exposição solar”, aconselha Arantes. E à noite, a ênfase está na remoção de maquiagem e na hidratação adequada.


No entanto, mesmo com os melhores cuidados diários, erros comuns podem sabotar a saúde da pele. Esquecer o protetor solar, lavar o rosto com água quente ou não remover a maquiagem antes de dormir são armadilhas em que muitos caem. Além disso, ela desaprova o ato de espremer cravos e espinhas, que podem causar sérios danos à pele.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer