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Exagerou nas festas? Veja como desinchar o corpo de forma rápida

Especialista dá 5 dicas para se livrar da retenção de líquidos e desinchar o corpo rapidamente. Veja o passo a passo

Exagerou nas festas? Veja como desinchar o corpo de forma rápida
Exagerou nas festas? Veja como desinchar o corpo de forma rápida - Foto: Shutterstock

Se tem uma característica que define as festas de fim de ano, é a abundância. Isso porque, geralmente, as mesas estão repletas de pratos e bebidas, o que acaba nos fazendo exagerar no consumo de açúcar, gorduras e álcool. As consequências aparecem com os primeiros edemas. Felizmente, é possível desinchar o corpo através de atitudes simples.

Andryely Pedroso, nutricionista e consultora técnica da Desinchá, dá 5 dicas para quem exagerou nas festas de fim de ano e agora busca desinchar. Porém, antes de mais nada, é importante entender porque o inchaço ocorre.

O que causa a retenção de líquidos (inchaço)? 

Segundo a especialista, a retenção de líquidos é um problema comum após um período de exageros na alimentação, como o alto consumo de açúcar, sódio e álcool. “O corpo passa a reter água entre as células e o resultado é a sensação de inchaço no corpo, especialmente nas extremidades como pés e mãos e regiões como barriga e rosto”, diz. 

Conforme a profissional, por vezes, esta retenção de líquidos pode gerar um edema visível, capaz de deixar a pele brilhante devido ao acúmulo de água em locais específicos do corpo. 

5 passos para desinchar o corpo rápido 

Se você exagerou no fim do ano e busca desinchar o corpo rápido, a especialista ensina alguns truques que podem ajudar a eliminar a retenção de líquidos. Confira: 

1. Beba 40 ml de água por quilo de peso corporal 

Quanto mais água você beber, menos água o seu corpo irá reter. Portanto, para evitar a desidratação e a retenção de líquidos, a nutricionista indica beber aproximadamente 40 ml de água para cada quilo de peso corporal. 

Além disso, mantenha uma boa hidratação durante o dia. Se preferir, você pode adicionar frutas cítricas para saborizar a água ou incluir chás sem açúcar nesta meta diária de ingestão hídrica. Beber água regularmente ajuda a sinalizar ao organismo que não há necessidade de retenção de líquidos. Evite beber água apenas quando sente sede, pois a sede é um sinal tardio de desidratação.  

2. Consuma frutas e verduras diuréticas 

Busque incluir frutas e verduras com alto teor de água e menor teor de carboidratos, com propriedades diuréticas naturais na sua dieta, como melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, beterraba, pepino e tomate. Esses alimentos estimulam a produção de urina e auxiliam com a eliminação de líquidos retidos. 

3. Evite alimentos ultraprocessados, sal e açúcar  

Os alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares refinados, podem aumentar a retenção de líquidos e a inflamação corporal. Portanto, evite consumir alimentos como embutidos, doces, alimentos em conserva, massas refinadas e bebidas alcoólicas.  

4. Beba chás diuréticos e antioxidantes 

Além de aumentar a ingestão de água e alimentos diuréticos, inclua chás com propriedades diuréticas na sua rotina, que estimulam a maior eliminação de água e toxinas pela urina (diurese), contribuindo para o equilíbrio hídrico do corpo. 

Além dos benefícios diuréticos, essas ervas também fornecem fitoquímicos, substâncias naturais que combatem a inflamação e previnem os danos causados pelos exageros de fim de ano. Andryely dá alguns exemplos de chás:

  • Chá verde: Rico em catequinas, o chá verde tem propriedades antioxidantes, estimulantes e diuréticas que auxiliam na eliminação de líquidos retidos.  
  • Carqueja: A carqueja é reconhecida por suas propriedades diuréticas, digestivas, hepatoprotetoras e antioxidantes. 
  • Cavalinha: A cavalinha é conhecida por sua capacidade terapêutica natural, fornecendo suporte à saúde óssea, alívio de retenção de líquidos e promoção da saúde da pele.  
  • Hibisco: O chá de hibisco, feito a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, é conhecido por seus diversos benefícios à saúde. Além das propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o chá de hibisco pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e a saúde digestiva.  

5. Pratique exercícios físicos e utilize estimulantes naturais 

A prática de exercícios físicos, especialmente atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação e ciclismo, pode melhorar muito a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos retidos, porque o movimento muscular durante o exercício estimula o sistema linfático, auxiliando na eliminação de líquidos retidos. 

Outra forma de desinchar o corpo após os exageros do fim do ano é praticar exercícios físicos utilizando suplementos estimulantes naturais. É importante ressaltar que algumas pessoas têm contraindicação para consumir estimulantes, como cafeína, por isso, procure o auxílio profissional antes de utilizar qualquer suplemento alimentar.  

Entre os melhores suplementos estimulantes para otimizar os exercícios físicos, estão aqueles à base de café e cafeína, substância estimulante natural presente no café e chá verde, por exemplo. “Você pode escolher um suplemento com cafeína time release, com liberação lenta do estimulante, ou café verde, que é rico em ácido clorogênico, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas”, diz a nutricionista. 

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