Quem sente algum tipo de incômodo ao olhar em direção à luz deve ficar atento, pois pode ser fotofobia. A doença aumenta a sensibilidade dos olhos à iluminação, seja ela natural ou artificial. A principal causa de desconforto, no entanto, são os raios solares, que ficam mais intensos nesta época do ano.
A Dra. Giovanna Marchezine, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica que as pessoas com fotofobia não costumam sentir dor, apenas um desconforto ocular em ambientes muito iluminados. “Quando este sintoma está associado a dificuldade visual, o astigmatismo é a principal causa”, afirma.
Ela destaca que a doença atinge especialmente aqueles que têm olhos claros. Isso porque a íris clara possui pouca quantidade de melanina. Dessa maneira, os raios de luz ultrapassam a espessura da íris e atingem a retina com maior intensidade. “Essa situação pode gerar fotofobia em algumas pessoas”, esclarece a médica.
Felizmente, é possível prevenir a doença e preservar a saúde dos olhos – o que é ainda mais importante agora próximo do verão. Para isso, a oftalmologista indica o uso de lentes solares com ou sem grau, pois elas auxiliam no conforto visual. Além disso, é importante não olhar diretamente para uma fonte intensa de luz, mesmo usando lentes solares.