Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo do dentista

O gás do riso é um sedativo que pode aliviar a dor e a ansiedade de crianças com medo de tratamentos dentários

Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo de dentista
Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo de dentista - Foto: Shutterstock

O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante ou gás do riso, é um sedativo usado para controlar e impedir a dor durante um tratamento dentário. Por isso, é especialmente útil para as crianças, que geralmente têm medo de se sentar na cadeira do dentista.

De acordo com a Dra. Ilana Marques, odontopediatra do IGM Odontopediatria, o gás do riso tem inúmeras indicações. “Ele é indicado para pacientes ansiosos, fóbicos, também para pacientes tranquilos, mas que têm muita ânsia de vômito ou que vão passar por tratamentos mais exigentes e/ou longos, dentre outros”, afirma. 

Segundo ela, não há qualquer risco na utilização do gás do risco desde que ele tenha a indicação correta. Além disso, vale destacar que ele é contraindicado para pacientes que não estejam respirando bem pelo nariz e pacientes que já tiveram perfuração do tímpano. 

A profissional lembra ainda que se trata de uma sedação, e não uma anestesia. “O seu uso apresenta inúmeras vantagens, como, por exemplo, permitir o tratamento de pacientes que sem o gás não conseguimos tratar. Além disso, faz com que o tratamento seja mais confortável e tranquilo”, afirma. 

Por fim, Ilana salienta que é importante buscar profissionais que tenham uma boa experiência no uso do gás do riso para que o resultado seja positivo.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Especialista explica como as medidas curativas auxiliam na qualidade de vida dos pacientes 

Saúde da Mulher

Especialista explica quais sãos os sintomas e como aliviá-los

Notícias

A glândula tireoide regula todo o nosso organismo, e impacta diretamente no funcionamento dos órgãos. Entenda suas funções no corpo

Notícias

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade