Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde Bucal

Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo do dentista

O gás do riso é um sedativo que pode aliviar a dor e a ansiedade de crianças com medo de tratamentos dentários

Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo de dentista
Gás do Riso: sedativo pode ajudar crianças com medo de dentista - Foto: Shutterstock

O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante ou gás do riso, é um sedativo usado para controlar e impedir a dor durante um tratamento dentário. Por isso, é especialmente útil para as crianças, que geralmente têm medo de se sentar na cadeira do dentista.

De acordo com a Dra. Ilana Marques, odontopediatra do IGM Odontopediatria, o gás do riso tem inúmeras indicações. “Ele é indicado para pacientes ansiosos, fóbicos, também para pacientes tranquilos, mas que têm muita ânsia de vômito ou que vão passar por tratamentos mais exigentes e/ou longos, dentre outros”, afirma. 

Segundo ela, não há qualquer risco na utilização do gás do risco desde que ele tenha a indicação correta. Além disso, vale destacar que ele é contraindicado para pacientes que não estejam respirando bem pelo nariz e pacientes que já tiveram perfuração do tímpano. 

A profissional lembra ainda que se trata de uma sedação, e não uma anestesia. “O seu uso apresenta inúmeras vantagens, como, por exemplo, permitir o tratamento de pacientes que sem o gás não conseguimos tratar. Além disso, faz com que o tratamento seja mais confortável e tranquilo”, afirma. 

Por fim, Ilana salienta que é importante buscar profissionais que tenham uma boa experiência no uso do gás do riso para que o resultado seja positivo.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frutas nativas do Brasil protegem o intestino e previnem doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, condições cardiovasculares e câncer

Dor

Ortopedista especialista em coluna aponta oito atitudes que podem ajudar a preservar o principal eixo de sustentação do nosso corpo

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê