Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Doenças

Sinais de infarto: os primeiros sintomas de um ataque cardíaco

Infarto do miocárdio pode se tornar uma fatalidade se não for tratado com urgência. Saiba identificar os principais sintomas do ataque cardíaco

Infarto: saiba quais os primeiros sintomas do ataque cardíaco
Infarto: saiba quais os primeiros sintomas do ataque cardíaco - Foto: Shutterstock

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é causado pela formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Ele pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída.

Ao perceber qualquer sinal de infarto, é preciso procurar atendimento médico imediatamente. O episódio pode se tornar fatal e, portanto, identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada.

Sintomas de infarto

Entre os principais sinais de infarto estão:

  • Dores no peito, pescoço, braços, costas e estômago;
  • Mal-estar generalizado;
  • Sudorese;
  • Náuseas e vômitos.

Todos esses sintomas costumam durar de 10 a 20 minutos e podem ser sinais de um possível infarto agudo. Infelizmente, em boa parte dos casos, quando o organismo começa a dar esses alertas pode ser muito tarde para tomar uma providência.

“Em caso de infarto, apenas o médico pode agir. Por isso, o recomendado é levar o paciente imediatamente a um serviço de emergência, mas qualquer pessoa pode iniciar massagem cardíaca até o socorro chegar”, explica a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular.

Por isso, a prevenção contra os problemas cardíacos deve ocorrer mesmo sem nenhum tipo de sintoma aparente. “A prática de atividade física, junto com uma alimentação saudável, isto é, deixar alimentos gordurosos de lado e açúcares, são hábitos essenciais para prevenir o infarto” completa a médica.

Prevenção e fatores de risco

O ideal é realizar exames de rotina periodicamente, como o de sangue, eletrocardiograma e, antes de começar qualquer atividade física, fazer uma avaliação médica. De acordo com o cardiologista, Dr. Vitor Loures, a maioria dos indivíduos que chegam aos prontos-socorros com dor no peito têm doença nas artérias do coração e não sabem.

Outra forma de trabalhar a prevenção é combater os fatores de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, são eles:

  • Tabagismo;
  • Colesterol em excesso;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Diabetes.

Diabetes e infarto

Para os diabéticos, o risco é ainda maior. Conforme o Ministério da Saúde, os pacientes portadores de diabetes têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

“A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina e o acúmulo de glicose no sangue, o que pode levar a lesões no coração. As plaquetas, células sanguíneas que iniciam a formação de coágulos no sangue, também ficam mais aderentes em pacientes com diabetes. Isso aumenta a probabilidade de obstrução nas artérias”, explica a médica endocrinologista Denise Reis Franco.

Uma vez adquirida, a doença não tem cura. Entretanto, é possível controlar os índices glicêmicos no sangue para ter qualidade de vida e evitar complicações. “Além dos hábitos saudáveis, é fundamental que o paciente faça um acompanhamento médico para melhor adesão a tratamentos e evitar que as taxas de glicemia aumentem. O que inclui o uso de insulina, quando necessário”, finaliza a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Cardiologista explica como a infecção por dengue é mais delicada nos casos em que o paciente apresenta uma cardiopatia pré existente

Saúde da Mulher

A queda da produção de estrogênio torna a mulher mais suscetível ao infarto após a menopausa. Saiba como prevenir

Doenças

De fatores socioeconômicos ao tabagismo, cardiologista aponta quais aspectos mais prejudicam a saúde do coração

Notícias

Cardiologista alerta para maior risco de infarto, AVC e insuficiência cardíaca devido às altas temperaturas. Saiba como driblar o calor intenso