Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Insônia: conheça 7 alimentos que ajudam a dormir melhor

Da mesma forma que a alimentação pode prejudicar a qualidade do sono, ela também pode te ajudar a dormir melhor. Veja como

Insônia: conheça 7 alimentos que ajudam a dormir melhor
Insônia: conheça 7 alimentos que ajudam a dormir melhor - Foto: Shutterstock

Ter dificuldade para dormir é um problema cada vez mais comum. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. Vale destacar que a privação de sono pode indicar alterações na saúde física ou mental. Felizmente, algumas opções alimentares podem ajudar a dormir melhor.

O ideal é abastecer o corpo com nutrientes e substâncias funcionais, como vitamina B6, magnésio e triptofano, indica a nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva Bettina Del Pino.

“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. Além disso, ele é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo”, explica.

Pensando nisso, a especialista preparou uma lista com 7 tipos de alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Confira:

Alimentos que ajudam a dormir melhor

1. Grãos integrais: grandes fornecedores de carboidrato, contém vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.

2. Castanhas e sementes: são fontes ricas em triptofano. Além disso, são fornecedoras de magnésio, que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse. 

3. Aveia: é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. Por isso, a substância auxilia a adormecer mais facilmente.

4. Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja: fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

5. Banana: rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.

6. Frutas vermelhas e kiwi: são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

7. Maracujá: o maracujá tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Por isso, produz efeito analgésico e relaxante muscular.

Alimentos que atrapalham o sono

Por outro lado, há aqueles alimentos que atrapalham a qualidade do sono, pois deixam o corpo em alerta ou são de difícil digestão. Portanto, devem ser evitados.

“Deve-se evitar bebidas com cafeína, como chá preto, chá mate, chá verde, café e energético, alimentos gordurosos, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas“, orienta a nutricionista.

Bettina lembra que uma alimentação saudável e balanceada é forte aliada no combate à insônia. “Mas é aconselhável que as pessoas procurem acompanhamento médico”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar