O intestino exerce uma função fundamental no processo digestivo e na absorção de nutrientes. Além disso, o órgão funciona como uma barreira contra patógenos e é responsável por grande parte da imunidade corporal. Isso porque ele abriga bactérias benéficas que auxiliam no equilíbrio do organismo.
Nesse sentido, manter a saúde do intestino é importante para que as atividades essenciais do corpo se realizem. Para isso, se indica a adoção de uma dieta rica em fibras, a hidratação adequada, e o consumo probióticos e prebióticos.
Evitar o excesso de alimentos ultraprocessados e investir na prática regular de exercícios físicos também são métodos eficazes que resultam na melhora da saúde intestinal.
Influência dos alimentos no intestino
A alimentação tem impacto direto no funcionamento do intestino. Comidas ricas em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais, ajudam no trânsito intestinal e a evitar doenças. No entanto, opções ricas em açúcares e gorduras ruins, podem causar inflamações e desequilibrar a flora intestinal.
Doenças no intestino
Saiba quais são as enfermidades mais comuns associadas ao órgão:
- Síndrome do intestino irritável (SII)
- Doença de Crohn
- Colite ulcerativa
- Doença celíaca
- Infecções gastrointestinais
- Câncer de cólon
- Constipação crônica
Os sintomas das doenças intestinais podem variar, mas incluem dor abdominal, alterações no hábito intestinal (diarreia ou constipação), inchaço, flatulência e perda de peso.
O tratamento depende da condição, e pode envolver mudanças na dieta, medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, probióticos ou, em casos mais graves, cirurgia.
De acordo com o nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, é possível prevenir muitas dessas doenças.
Isso se dá pela adoção de uma dieta balanceada e rica em fibras, pela manutenção da hidratação e prática regular de atividades físicas. Além disso, evitar o uso excessivo de antibióticos e controlar o estresse também auxiliam no processo.
Quais hábitos impactam na saúde intestinal
Além da rotina alimentar, o órgão sofre influência do sedentarismo, do estresse crônico, do consumo excessivo de álcool e do tabagismo.
Ademais, o especialista esclarece que ter uma boa qualidade de sono e evitar o uso excessivo de medicamentos, como anti-inflamatórios, também são hábitos importantes para manter o intestino saudável.