Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono; entenda

Otorrinolaringologista explica que a lavagem nasal é tão importante quanto escovar os dentes diariamente. Veja os benefícios

Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono; entenda
Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono; entenda - Foto: Shutterstock

O outono impõe condições desafiadoras para o sistema respiratório, o que o torna mais vulnerável a irritações e infecções. Isso porque a umidade reduzida resseca as vias nasais, facilitando o surgimento de problemas respiratórios. Além disso, a propagação de vírus e bactérias é mais frequente nessa estação. Contudo, a lavagem nasal pode ajudar a contornar o problema.

Por que o outono merece atenção

De acordo com o médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada, a adoção da lavagem nasal de alto volume diariamente é essencial durante o outono e inverno. “É imprescindível criar o hábito de lavar o nariz diariamente para prevenir doenças respiratórias e fortalecer as defesas naturais do organismo”, afirma o especialista.

Vale reforçar que as enfermidades respiratórias, tais como resfriados, sinusites, rinites e até mesmo a temida gripe, apresentam maior incidência durante o outono. Com o tempo seco e temperaturas baixas, as vias respiratórias ficam mais suscetíveis a infecções e inflamações. 

Além disso, o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada. “Ao estabelecer a prática de lavar o nariz diariamente, podemos prevenir tais doenças, eliminando as impurezas acumuladas e mantendo as vias respiratórias saudáveis”, completa o otorrino.

É preciso fazer a lavagem nasal todos os dias

Segundo ele, fazer a lavagem nasal diariamente é uma medida preventiva essencial para quem sofre com doenças respiratórias, assim como escovar os dentes todos os dias é importante para a população geral.

“Com o outono e suas características de tempo seco, essa prática se torna ainda mais crucial para enfrentar as enfermidades que tendem a se agravar nesta estação. Seria como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como cáries”, disse o otorrinolaringologista.

Portanto, para aqueles que lutam contra os incômodos sintomas de sinusites e rinites, como congestão nasal, coriza persistente, espirros intermináveis e dores de cabeça, a lavagem nasal diária pode ajudar a reduzir o desconforto e aumentar a qualidade de vida.

Segundo o médico, essa prática, muitas vezes subestimada, revelou-se uma solução fundamental para combater e prevenir crises dessas condições respiratórias.

Importância do alto volume

No arsenal de cuidados respiratórios, o método de lavagem nasal de alto volume tem se mostrado uma ferramenta poderosa. Diferente dos métodos tradicionais que utilizavam baixos volumes de solução salina, essa abordagem proporciona uma limpeza mais minuciosa e efetiva, eliminando impurezas, alérgenos e bactérias que se acumulam nas vias respiratórias.


Mohamad destaca que cuidar das vias respiratórias é um aspecto que não pode ser negligenciado. Assim como escovar os dentes, a lavagem nasal diária deve se tornar um hábito indispensável para manter uma respiração saudável. Com a chegada do outono e as condições adversas de tempo seco, é o momento oportuno para adotar o método de lavagem nasal de alto volume, combatendo as doenças respiratórias.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar