Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Mais peso ou mais repetições? Saiba qual o melhor na academia

Personal trainer explica qual a diferença entre levantar mais peso ou fazer mais repetições na academia. Descubra qual o mais indicado

Mais peso ou mais repetições? Saiba qual o melhor na academia
Mais peso ou mais repetições? Saiba qual o melhor na academia - Foto: Shutterstock

Se você pratica musculação, provavelmente já sabe que, quanto mais carga levantar, menos repetições conseguirá fazer. Ou seja, se com 10kg você consegue fazer uma série de 15, com 20kg, provavelmente, esse número vai cair. Mas, afinal, o melhor é aumentar a carga ou o número de repetições?

Muitos acreditam que um peso maior está associado ao ganho de massa muscular, enquanto que a realização de mais repetições ajuda na queima de gordura. No entanto, isso não está exatamente certo.

“Para acontecer a definição precisamos de hipertrofia. Ou seja, a pessoa que quer ficar definida, que quer aumentar a sua musculatura, ela irá treinar hipertrofia o ano inteiro”, explica o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin. Isso significa que, mesmo se você quer perder gordura, o foco da musculação deve ser a hipertrofia.

Porém, existem outros objetivos na musculação, então a recomendação entre aumentar a carga ou o número de repetições pode variar. Por isso, o especialista destacou os três objetivos mais comuns na academia e recomendou o que é mais apropriado para cada um. Confira:

Mais peso ou mais repetições? Depende do objetivo

Hipertrofia (definição e ganho de massa muscular) – “Nós precisamos levar nossas séries até a falha com algo em torno de 6 a 12 movimentos, com a maior carga possível”, afirma Twin.

Resistência muscular localizada – “Eu treinaria também até a falha, porém, com 20 a 30 repetições e a maior carga dentro desse número”, indica o profissional.

Força – “O ideal é trabalhar com 1 a 5 repetições até a falha e a maior carga possível”, finaliza o treinador.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse