Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Médica alerta: amamentação e remédio para emagrecer não combinam

A perda de peso pode gerar prejuízos à amamentação, que é essencial para a saúde da mãe e do bebê

Médica alerta: amamentação e remédio para emagrecer não combinam
Médica alerta: amamentação e remédio para emagrecer não combinam - Foto: Shutterstock

O ganho de peso após a gestação é absolutamente natural, mas nem por isso deixa de ser razão de incômodo para muitas mulheres. Por isso, as mães podem recorrer a métodos para emagrecer logo após o parto, ainda durante a amamentação. No entanto, algumas dessas técnicas podem ser prejudiciais para a mãe e o bebê. 

A Dra. Lorena Balestra, nutrologista e endocrinologista, alerta que a maioria dos medicamentos para perda de peso não é recomendada para mulheres que amamentam. “Os medicamentos podem passar para o leite materno e afetar o bebê em desenvolvimento. Além disso, eles têm efeitos colaterais significativos e desconhecidos durante a gestação e puerperio”, explica a médica.

Outro ponto para se levar em consideração é que a perda de peso excessiva durante a amamentação pode reduzir a produção de leite, comprometendo a nutrição do bebê. Por isso, Lorena recomenda uma abordagem segura e saudável para a perda de peso, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Compreender os riscos associados à medicação durante a amamentação é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. A amamentação pode ter muitos benefícios, incluindo a redução do risco de obesidade na criança, por isso é importante que as mães continuem a amamentar enquanto buscam opções seguras para a perda de peso.

Como perder peso de maneira saudável durante a amamentação

Lorena afirma a importância de uma abordagem individualizada para cada paciente, especialmente quando se trata de perda de peso durante a amamentação “O papel do médico ou nutricionista é orientar as mães sobre as opções de tratamento seguras e eficazes para alcançar seus objetivos de perda de peso”, salienta.

“É importante que as mulheres busquem orientação sobre dieta e exercício durante a amamentação. Assim, é possível emagrecer de forma saudável e sem prejudicar a saúde do bebê”, afirma a Balestra. Por isso, se você estiver amamentando e precisa de ajuda para perder peso, não hesite em procurar um profissional de saúde qualificado e especializado no assunto.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Neurologista infantil explica as vantagens que o canabidiol (CBD) pode ter no tratamento do autismo em crianças e adolescentes

Saúde Mental

Professor de yoga ensina 5 exercicios eficazes no combate dos sintomas de ansiedade, bem como de outros problemas de saúde mental

Notícias

Especialista destaca a importância e detalha como é feito o check-up auditivo, quais exames inclui e quando fazer

Fitness

Sexóloga aponta 6 impactos positivos da prática regular de atividade física na saúde e no bem-estar sexual feminino