Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Melasma e sol: saiba como amenizar as manchas no verão

O sol constante do verão é um perigo para a saúde da pele, e o melasma está entre os problemas que podem surgir da exposição solar

Melasma e sol: saiba como amenizar as manchas no verão
Melasma e sol: saiba como amenizar as manchas no verão - Foto: Shutterstock

Verão é o período de tomar sol – seja na praia, na rua, em parques ou em piscinas. Porém, todos sabemos que são muitos os malefícios da exposição solar exagerada. “Se expôr em excesso ao sol sem a proteção adequada pode gerar diversos danos na pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce, aumento do risco de câncer de pele e melasma”, explica a médica Dra. Nicolly Machado, pós-graduanda em dermatologia.

O que é melasma?

Melasmas são manchas escuras na pele, geralmente no rosto, causadas pelo aumento da produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. 

“Elas são comuns em mulheres grávidas por conta ds mudanças hormonais, mas também podem ocorrer devido à exposição solar ou uso de contraceptivos orais”, revela Nicolly.

Conforme a especialista, os melasmas podem ser influenciados por diversos fatores, mas a exposição desprotegida ao sol é um dos principais nesta época do ano.

Prevenção

Para prevenir o surgimento de melasmas é importante ter alguns cuidados básicos, além dos fatores hormonais, que são mais difíceis de modular, afirma a pós-graduanda em dermatologia. Por isso, a prevenção se resume, basicamente, à exposição solar.

“Ou seja, é importante utilizar o protetor solar com o FPS certo e aplicar a quantidade correta, também é importante evitar a exposição excessiva ao sol, mesmo com proteção, entre as 10h e 16h”, alerta a médica.

Como tratar melasmas?

Atualmente, existem tratamentos disponíveis que ajudam a amenizar essas manchas, como ácidos e skin care, aponta a especialista. 

Por exemplo, existem ácidos que podem ajudar no clareamento das manchas, como o ácido retinóico, glicólico, azelaico e tranexâmico. “Contudo, todos os tratamentos exigem consulta e orientação profissional”, destaca a médica.

“Também é necessário realizar um bom skincare para ajudar tanto na hidratação, quanto na proteção da pele. Por isso, é importante também reaplicar o filtro solar a cada quatro horas, escolhendo preferencialmente os produtos com cores”, orienta Nicolly.

E, para quem já tem melasmas, deve-se evitar exposição mesmo nos horários permitidos e cobrir a região com roupas e reforço de filtro solar.

“Já existem, inclusive, sabonetes produzidos com ácido tranexâmico e glicólico, ajudando nesse clareamento. Filtros solares em pó compacto, bruma, em pó e bastão também podem ajudar neste processo”, indica a Dra. Nicolly Machado.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente