Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Melasma: sol do verão pode causar manchas escuras na pele

O fator que desencadeia o melasma ainda é desconhecido, mas raios solares podem estar associados com o problema. Saiba como prevenir e tratar

Melasma: sol do verão pode causar manchas escuras na pele
Melasma: sol do verão pode causar manchas escuras na pele - Foto: Shutterstock

Chegamos oficialmente na estação mais quente do ano. Com os dias mais ensolarados, é importante redobrar os cuidados com a pele. Isso porque a exposição prolongada ao sol pode causar diversos problemas, como o surgimento de manchas, sinais de envelhecimento e o melasma. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma atinge cerca de 35% das mulheres. A condição provoca manchas escuras, principalmente, na região do rosto. No entanto, a sua causa ainda é desconhecida.

Apesar disso, a dermatologista, Dra. Fátima Tubini, explica que o surgimento do problema tem relação com o uso de anticoncepcionais, fatores genéticos, alterações hormonais e gravidez – além, claro, da exposição solar. 

“A exposição à luz ultravioleta estimula o aparecimento das manchas, mesmo que não tenha sido exposto à região afetada pela doença, como o rosto, por exemplo. Porque a exposição ao sol leva o estímulo de dois hormônios que são o MSH e o ACTH, esses hormônios agem no nosso melanócito, que é a célula que produz cor e ela vai produzir mais pigmento, consequentemente piorando o melasma”, explica a especialista. 

Tratamento do melasma

Ainda não existe cura para o melasma, mas há muitos tratamentos disponíveis que ajudam a clarear as manchas escuras da pele. Além da aplicação de medicamentos, o tratamento do melasma inclui também procedimentos que promovem o clareamento das manchas. 

A especialista conta que entre os procedimentos mais utilizados estão o peeling, aplicações de microagulhamentos, fotoprotetores orais e lasers. Contudo, ela afirma que é importante consultar um dermatologista para a realização de um diagnóstico correto. 

Além disso, proteger-se contra os raios solares diariamente, especialmente no verão, é fundamental para prevenir o surgimento de manchas e outros problemas na pele. “Evite a exposição excessiva à luz solar e outras fontes de calor, utilize sempre protetor solar indicado para o seu tipo de pele e aposte em barreiras físicas como: chapéus, bonés, óculos de sol e roupas com fator de proteção”, conclui.

Fonte: Alto Astral.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção