Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Mestre em nutrição releva alimentos que substituem o Ozempic

Pesquisador da Universidade do Arizona, nos EUA, concedeu entrevista ao site internacional NPR

Alimentos que substituem o Ozempic
Emagreça com alimentos que substituem o Ozempic - Foto: Shutterstock

Encontrar alimentos que substituem o Ozempic pode ser a chave para um emagrecimento rápido e saudável. Afinal, o medicamento tornou-se muito popular entre as pessoas que querem perder peso em pouco tempo. Tudo por causa do semaglutida – ingrediente ativo que promove uma grande sensação de saciedade no organismo humano. Evitando, assim, que o paciente coma exageradamente. Algo fundamental para a queima de gordura.

No entanto, toda droga tem os seus efeitos colaterais. E com o Ozempic não é diferente. “É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir”, alerta a Dra. Thais Mussi, endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 “Cerca de uma em cada 10 pessoas apresenta problemas como diarreia, vômitos e enjoos, mas com uma duração bem curta”, completa a especialista.

Alimentos que substituem o Ozempic

Mas, caso você queira ficar longe dos efeitos colaterais que o medicamento pode provocar, existe uma opção natural. Ao menos é o que afirmou o Dr. Frank Duca, do Centro de Câncer da Universidade do Arizona (EUA), para o site internacional NPR. Ele é graduado em engenharia biomédica e mestre em ciência nutricional.

“Sempre que minha família descobre que estou estudando obesidade ou diabetes, eles perguntam: ‘qual é a droga milagrosa? O que eu preciso levar? O que eu preciso fazer?’ E eu digo: ‘coma mais fibras”, revelou o especialista.

“O processo digestivo resume-se na digestão dos alimentos, absorção de seus nutrientes e a evacuação. Quando esse fluxo não está adequado, a pessoa pode ter sintomas como constipação, diarréia, desconfortos, gases entre outros. Além disso, o mau funcionamento do intestino vai impactar negativamente na qualidade de vida pessoal e profissional do indivíduo. As fibras são extremamente importantes para essa regulação, proporcionando maior saciedade e ajudando diretamente, tanto na absorção como na evacuação”, explica a nutricionista Carolina Tavares.

Onde encontrar alimentos ricos em fibras

E a boa notícia é que os alimentos ricos em fibras estão mais perto do que imaginamos. Afinal, eles fazem parte do nosso dia a dia e da cultura gastronômica brasileira. Basta elevar a quantidade consumida, em detrimento de opções ultraprocessadas e industrializadas. Confira alguns dos principais alimentos ricos em fibras:

  • leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha;
  • sementes;
  • farelos de aveia, cevada e arroz;
  • frutas;
  • hortaliças.

“As fibras encontradas em alimentos como aveia e leguminosas, são importantes para as bactérias benéficas que vivem no intestino, além de fornecer outros benefícios à saúde”, finaliza a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Importante. O Ozempic é um medicamento criado para tratamento de diabetes e outras condições. Portanto, nenhum alimento é capaz de substituir uma prescrição médica.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação