Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Muito tempo em frente às telas pode causar miopia, mostra estudo

Estudo realizado pelo cientista luso-brasileiro Dr. Fabiano de Abreu inclui dicas para evitar o surgimento da miopia

Muito tempo em frente às telas pode causar miopia, mostra estudo
Muito tempo em frente às telas pode causar miopia, mostra estudo - Foto: Shutterstock

Estamos cada vez mais conectados. Isso significa que passamos cada vez mais tempo frente às telas de aparelhos eletrônicos, como o computador, o celular e a televisão. No entanto, esse uso prolongado, e cada vez mais prematuro, está entre um dos fatores que influenciam o surgimento da miopia. É o que indica o estudo produzido pelo pós-PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

“Estudos recentes mostraram que existe uma ligação entre o aumento do tempo de tela e a miopia ou outros problemas como fadiga ocular, visão turva, dores de cabeça e distúrbios do sono. Uso de computador, tablet, smartphone, videogame ou televisão podem prejudicar sua visão”, afirma o artigo publicado pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina.

Além disso, a publicação também aponta que diversos estudos já relacionaram o acesso precoce a telas, a educação e a leitura com o aumento de casos de miopia.

“Nos Estados Unidos, os casos de miopia em crianças mais que dobraram nos últimos 50 anos […] essa relação é devida às condições de estudos desde muito cedo. Populações geneticamente suscetíveis a leitura e educação precoce assim como populações com maior acesso às telas. […] está bem documentado que os casos de miopia aumentaram em conjunto com a era digital como no caso dos chineses que, segundo dados, possuem 3 vezes mais miopia do que os hispânicos”, diz trecho do artigo.

Dicas para evitar a miopia

Pode parecer impossível reduzir o tempo frente às telas durante a atualidade, principalmente para quem estuda ou trabalha na frente do computador. No entanto, algumas dicas podem ajudar a preservar a saúde ocular.

“Ao usar um dispositivo digital por longos períodos de tempo, recomendamos a regra 20 – 20 – 20. A cada 20 minutos, olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos. Estar perto de uma janela e definir um alarme recorrente pode ajudar nesse objetivo”, orienta o Dr. Fabiano de Abreu em trecho do estudo.

O especialista também tem dicas específicas para as crianças:

  • Defina um alarme para uso do computador ou espace marcadores ou clipes de papel para lembrá-los de fazer uma pausa para os olhos ao ler um livro;
  • Limite o tempo de tela desnecessário e aumente o tempo de jogo ao ar livre;
  • Treine as crianças para usar telas de 24 polegadas ou mais distantes, em vez de menos de 12 polegadas, que ficam muito perto dos olhos e use óculos de sol com proteção UV.

Existem ainda outros meios de prevenção:

  • Passe mais tempo ao ar livre com luz natural (incentive a criança a regular o tempo em casa e lá fora);
  • Aplique colírio de atropina em baixa dosagem (coloque gotas em cada olho antes de dormir para retardar a progressão da miopia em crianças e adolescentes);
  • Estude ao ar livre para realizar a técnica 20-20-20 com mais facilidade;
  • Não fume e evite ambientes com fumaças;
  • Consuma mais ômega-3;
  • Se necessário, recorra à ortoqueratologia – uso de lentes de contato rígidas para achatar temporariamente a córnea e reduzir a miopia.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

Muitos acreditam que o prazer feminino acaba após a menopausa – o que não é verdade. Veja dicas para estimular a sexualidade no climatério

Alimentação

A hipocalcemia, ou falta de cálcio no organismo, é resultado de uma dieta pobre no mineral – o que pode causar uma série de...

Notícias

Dermatologista revela sete partes do corpo que frequentemente são negligenciadas na hora de passar o protetor solar

Câncer

A prática de atividade física previne câncer de próstata, ajuda no tratamento e aumenta chances de cura em pacientes com a doença