Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Nutricionista aponta 6 alimentos para abolir do menu ainda hoje

Práticos e saborosos, mas também altamente perigosos à saúde. Saiba quais alimentos tirar hoje mesmo do seu cardápio

Nutricionista aponta 6 alimentos para abolir do menu ainda hoje
Nutricionista aponta 6 alimentos para abolir do menu ainda hoje - Foto: Shutterstock

Por mais saborosos que sejam, alguns alimentos devem sumir da dieta. O ideal é fazer isso o mais rápido possível, começando ainda hoje. Mas não é preciso passar vontade. Uma maneira de não restringir a alimentação é optar por substituições mais saudáveis, como frutas e lanches naturais.

O nutricionista Fernando Meirelles Pinto, do Instituto Rana Saleh, aponta 6 tipos de alimentos para evitar na rotina. Confira:

Sorvete

“São essencialmente compostos de água, açúcar e gorduras (predominantemente saturadas). Este alimento terá um efeito extremamente negativo no seu perfil glicêmico ao mesmo tempo que irá piorar seu colesterol. Além destes dois fatores, ele coopera muito para o ganho de gordura pela altíssima quantidade de calorias”, aponta o especialista.

Salgadinhos

Apesar de todos serem feitos a partir da farinha de milho e/ou trigo, o que não seria de todo mal, estes contêm quantidades grandes de gorduras hidrogenadas e sódio, ambos fatores que aumentam muito o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, destaca Fernando. Além disso, eles também são altíssimos em calorias, o que os tornam um forte agravante para o aumento do sobrepeso e obesidade. 

Refrigerantes

Quem não gosta de um refrigerante bem gelado? Infelizmente, eles são a mistura de água, açúcar e diversos corantes que trazem, em pequenas quantidades, grandes concentrações de açúcar. Uma lata padrão (330ml) contém em média 30g de açúcar, que tem ingestão rápida pelo fato de ser um líquido, além de poder servir de acompanhamento para refeições. “É atualmente um dos alimentos mais contraindicados para o consumo da população por facilitar o desenvolvimento, ou piora, do diabetes”, adverte o nutricionista. 

Miojo

Está procurando uma refeição rápida? Não importa, fuja do macarrão instantâneo. “Similar aos salgadinhos, é feito à base de farinha de trigo e gordura saturada e hidrogenada, também contendo muito sódio nos temperos que os acompanham. Esta mistura de gorduras ruins e sódio terá um grave efeito sobre o perfil lipídico (colesterol) e sobre a pressão arterial (PA), resultando em um aumento no risco de eventos cardíacos e tromboembólicas”, destaca Fernando.

Bolachas recheadas

Provavelmente este é o alimento com a pior composição nutricional dentre os produtos comercializados, uma vez que é rico em açúcar, gordura hidrogenada e sódio. “É péssimo para o colesterol, glicemia e PA, uma vez que impacta muito na nossa sensibilidade à insulina (potencial para diabetes), na queda do nosso colesterol bom e aumento do colesterol ruim”, afirma o especialista. 

Chocolate branco

Mesmo em época de Páscoa, é bom evitar, pois este é um alimento completamente diferente do chocolate comum, feito à base de cacau. “Este ‘chocolate’ é constituído primariamente de açúcar, leite em pó integral e manteiga. Ele trás uma grande densidade de calorias, oriundas do açúcar, o carboidrato mais simples que existe, e da gordura saturada, que em pequenas quantidades já tem um impacto bem negativo em nosso colesterol”, finaliza Fernando Meirelles..

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde