Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Alimentação

O que comer antes de ir pro bloquinho? Especialistas dão dicas

Para evitar episódios de diarreia, desidratação e hipoglicemia no bloquinho, a alimentação adequada e a ingestão de água é fundamental

O que comer antes de ir pro bloquinho? Especialistas dão dicas
O que comer antes de ir pro bloquinho? Especialistas dão dicas - Foto: Shutterstock

O feriado mais aguardado do ano para muitos brasileiros está aí! E, antes de ir para o bloquinho e pular Carnaval, é importante ter em mente uma série de cuidados para evitar problemas com a saúde. Isso inclui, naturalmente, uma atenção maior com a alimentação.

O que comer antes do bloquinho?

“Durante a folia gastamos muita energia! Energia para o corpo é sinônimo de consumo de carboidratos, então para não ficarmos indispostos e ter hipoglicemia, precisamos consumir boas fontes de carboidratos antes e depois do bloquinho”, explica a nutricionista Carol Caldas.

Pensando nisso, a especialista tem em mente o prato ideal para aproveitar um dia cheio de folia. “Antes de ir ao bloquinho faça um sanduíche com pão integral, folhas, pasta de frango. Essa combinação traz tudo o que o nosso corpo precisa: um bom carboidrato, fibras para dar saciedade e proteína para compor nossa massa muscular e não sentirmos dores nas pernas. Após o bloco, pode comer comida mesmo: purê, salada e proteína”, afirma.

A também nutricionista Thaís Conte reforça a importância de priorizar carboidratos complexos e proteínas, que têm digestão lenta e proporcionam maior saciedade. “Pois, se estiver de estômago vazio, aumentam as chances de a bebida alcoólica ter efeito nocivo mais potente e ocasionar até distúrbios de consciência”, alerta.

Além disso, a profissional pede para evitar alimentos que tenham maior potencial de distúrbios intestinais, como derivados de leite, e aqueles com alta fermentação. Isso porque essas opções podem causar desconforto abdominal e até diarreia em algumas pessoas com sensibilidade. “Ninguém gostaria de ter um episódio de diarreia no meio do bloquinho de Carnaval”, destaca.

Não se esqueça da água

Além de priorizar alimentações leves que deem um bom aporte de energia, é imprescindível se hidratar durante o bloquinho. “A hidratação é fundamental para que, ao finalizar o Carnaval, você esteja bem”, afirma o gastroenterologista Dr. Guilherme Berenhauser Leite.

Principalmente para aqueles que costumam consumir bebida alcoólica, é importante intercalar água e álcool, e também se alimentar – antes e durante a ingestão de bebida. “Evite o jejum. E, se você ingerir bebida alcoólica, alimente-se bem, hidrate-se bem e, ao longo da noite ou dos dias de folia”, reforça o médico.

No entanto, Thaís lembra que comer e beber junto traz a falsa sensação de “aguento beber mais”. Por isso, é preciso entender que o álcool será absorvido da mesma forma. “Então não se acha tão forte assim para continuar bebendo pois talvez não tenha mais controle quando o efeito do álcool começar a ‘bater’”, alerta.

A dica da nutricionista é intercalar água o máximo possível possível e não ficar muito tempo sem se alimentar. Afinal, álcool e a falta de alimentaçãom potencializam quadros de hipoglicemia, o que pode ser grave em algumas situações.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia