Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Obesidade é mais desafiadora para as mulheres, apontam especialistas

Desde os estigmas sobre padrão de beleza ao acesso a serviços de saúde, a obesidade impõe mais desafios para o público feminino

Obesidade é mais desafiadora para as mulheres, apontam especialistas
Obesidade é mais desafiadora para as mulheres, apontam especialistas - Foto: SHutterstock

Neste Dia Mundial de Combate à Obesidade (04/03), e semana da mulher, aproveitamos para falar sobre um problema crescente entre o público feminino: o excesso de peso crônico, que acaba por promover diferentes riscos à saúde.

A obesidade é uma preocupação de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este também é um desafio crescente na sociedade brasileira. E a sua prevalência no público feminino é notavelmente maior em comparação ao público masculino e merece uma atenção especial.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2003 a 2019, a proporção de mulheres acima dos 20 anos com obesidade aumentou de 14,5% para 30,2%. Já entre os homens, a taxa passou de 9,6% para 22,8% no mesmo período.

Além da saúde física: impactos da obesidade para as mulheres

A obesidade, além de representar uma questão de saúde, traz uma série de desafios emocionais e sociais, especialmente para as mulheres. Isso porque o estigma e o preconceito associados à obesidade podem ter impactos significativos na vida desse público. A condição afeta a autoestima, oportunidades profissionais e saúde mental.

“Essa doença crônica e multifatorial está estreitamente ligada às questões de saúde mental. Quanto mais grave é a obesidade, maior é a chance de a pessoa ter um quadro de transtorno do humor”, destaca Andrea Levy, psicóloga e presidente da ONG Obesidade Brasil.

É o caso, por exemplo, de depressão, ansiedade e transtornos de personalidade. Esses problemas podem surgir ou se agravar pelo comprometimento da qualidade de vida que a própria obesidade gera. “Portanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico”, diz a profissional.

Vale acrescentar que a sociedade ainda impõe padrões de beleza irreais, criando pressões sobre as mulheres para atender a essas expectativas. Isso naturalmente pode contribuir para comportamentos alimentares prejudiciais e distúrbios psicológicos. 

Por isso, essas mulheres frequentemente enfrentam discriminação e preconceito, tanto na vida social como em ambientes de trabalho. E esses estigmas podem resultar em consequências sérias para a saúde mental e física, criando-se um ciclo difícil de ser quebrado.

Cenário desafiador

“O excesso de peso, além de estar associado a diversos outros problemas de saúde como diabetes, pressão alta, asma, dor de cabeça, aumento de colesterol, sobrecarga do sistema ósseo e articular, ainda leva a uma pior resposta ao tratamento de cânceres associados à obesidade, mais casos de mortalidade, complicações e maior toxicidade”, explica a médica nutróloga Dra. Andrea Pereira, cofundadora da ONG.

Conforme Andrea, também podem surgir problemas relacionados à fertilidade, gestação de risco e problemas na menopausa por conta do excesso de peso.

Outros desafios enfrentados pelas mulheres surgem quando tentam acessar serviços de saúde e programas de perda de peso. Desde a falta de apoio médico sensível às questões de gênero até a escassez de opções de tratamento adaptadas às necessidades específicas das mulheres, há uma clara lacuna na prestação de cuidados de saúde para as mulheres com obesidade, denunciam as especialistas.

“As mulheres sofrem, por exemplo, ao não encontrarem macas ou cadeiras adequadas para um atendimento em um ginecologista ou mesmo para a realização de algum procedimento cirúrgico. Junto a isso, ainda existe o preconceito dos próprios profissionais de saúde que julgam os pacientes e consideram a obesidade como falha de caráter, falta de força de vontade ou algo que seja fácil de controlar, mas isso não é verdade. Ela é uma doença crônica e precisa de tratamento”, finaliza Andrea Levy.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer