Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Oftalmologista ensina 8 segredos para cuidar da saúde dos olhos

Mais de 2 bilhões de pessoas têm alguma deficiência visual no mundo. Veja quais os segredos para cuidar da saúde dos olhos

Oftalmologista ensina 8 segredos para cuidar da saúde dos olhos
Oftalmologista ensina 8 segredos para cuidar da saúde dos olhos - Foto: Shutterstock

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm alguma deficiência visual, indicam dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Desse total, pelo menos um bilhão tem algum tipo de condição nos olhos que poderia ter sido evitada ou que ainda não recebeu tratamento.

Nesse sentido surgiu o Dia da Saúde Ocular (10/7), com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, sem tratamento, podem levar à perda da visão.

Doenças que colocam a visão em risco

O médico oftalmologista Fernando Cresta, do CBV-Hospital de Olhos, aponta que diversas doenças oculares e sistêmicas podem causar cegueira. “Detectar e tratar essas condições precocemente pode reduzir o risco ou retardar a progressão da perda de visão”, destaca.

Entre essas condições, o profissional destaca:

  • Catarata: é a diminuição da transparência do cristalino do olho, é uma das principais causas de cegueira tratável no mundo. Embora seja mais comum em idosos, ela pode ocorrer em qualquer idade;
  • Retinopatia diabética: é uma complicação ocular do diabetes que ocorre quando o excesso de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina, prejudicando a retina e levando à perda progressiva da visão;
  • Glaucoma: é uma doença que causa dano ao nervo óptico, geralmente devido ao aumento da pressão intraocular. A perda de visão causada pelo glaucoma é gradual e muitas vezes indolor, tornando sua detecção precoce essencial e o diagnóstico é feito durante o exame ocular;
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): afeta a mácula, parte central da retina. A DMRI é uma das principais causas de cegueira em idosos, causando a perda da visão central.

“Também é importante mencionar outras doenças, como uveítes, infecções oculares, e traumas, que podem resultar em perda significativa da visão ou cegueira”, acrescenta o oftalmologista.

8 segredos para preservar a saúde dos olhos

Conforme o médico, alguns hábitos de vida podem melhorar a saúde ocular, garantindo mais qualidade e conforto para a visão e prevenir doenças oculares. Nesse sentido, Fernando recomenda:

1. Faça consultas com o oftalmologista regularmente

Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Caso apresente problemas na visão ou alteração nos olhos, não espere a próxima consulta de rotina. Procure o médico o mais rápido possível e use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista.

2. Mantenha o acompanhamento de doenças

Se você foi diagnosticado com diabetes e/ou hipertensão, o acompanhamento médico é imprescindível para evitar o desenvolvimento ou o agravamento de doenças nos olhos.

3. Evite coçar os olhos frequentemente

Esse hábito, a longo prazo, pode prejudicar a saúde ocular, além de facilitar o acesso de agentes externos que podem causar inflamação e infecção.

4. Tenha cuidado com o uso de produtos na região dos olhos

Cuidado com o uso de cosméticos ou outros produtos na região ocular, pois, quando em contato com os olhos, podem causar alergias, infecção e inflamação. Além disso, lembre-se de sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

5. Utilize óculos de sol

A luz solar (ultravioleta) é prejudicial não apenas à pele, mas também pode afetar a visão. Assim, é importante utilizar óculos de sol com lentes de qualidade (filtros UV) para proteger os olhos da radiação ultravioleta, a fim de evitar doenças, como a catarata e a degeneração macular.

6. Evite a fadiga visual

Ela acontece pelo uso excessivo de telas e celulares, comprometendo a saúde ocular. Isso porque, ao passar muito tempo na frente de um celular ou de um computador, nós piscamos menos o que, consequentemente, afeta a lubrificação natural dos olhos. Portanto, faça intervalos regulares de descanso durante sua jornada de trabalho e evite ficar mexendo no celular durante horas seguidas.

7. Não descuide durante o tempo seco

A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é fundamental.

8. Adote hábitos saudáveis

Esta é a principal forma de evitar problemas de saúde. Por isso, o oftalmologista recomenda evitar consumo de bebidas alcóolicas e fumo, dormir no mínimo oito horas por dia e manter uma alimentação balanceada. A ingestão de frutas e vegetais verdes escuros são indicados, pois fornecem vitaminas benéficas para os olhos.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas