Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Osteoporose pode atingir a coluna: conheça os sinais e como tratar

A osteoporose aumenta o risco de fraturas no quadril, na coluna e nos punhos. Entenda o diagnóstico e tratamento da doença

Osteoporose pode atingir a coluna: conheça os sinais e como tratar
Osteoporose pode atingir a coluna: conheça os sinais e como tratar - Foto: Shutterstock

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil e apenas 20% sabem ter a doença que provoca 200 mil mortes por ano no país. Isso porque esta é uma condição silenciosa – e, na grande maioria das vezes, ela se manifesta na forma de possíveis complicações.

Quem faz o alerta é o Dr. Victor Caponi, ortopedista especialista em coluna do grupo Spine. “Os primeiros sinais e sintomas da osteoporose podem passar despercebidos, mas incluem perda gradual de altura, postura curvada, dor nas costas, e aumento do risco de fraturas, especialmente nos ossos do quadril, coluna e punho”, esclarece o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico da osteoporose geralmente envolve exames de densitometria óssea, que medem a densidade mineral óssea e ajudam a avaliar o risco de fraturas. Além disso, o médico pode considerar fatores de risco, histórico médico e realizar exames de sangue para descartar outras condições, explica Victor. “A avaliação clínica completa é essencial para um diagnóstico preciso e definição individualizada da conduta”, diz o profissional.

Tratamento

Já o tratamento da osteoporose pode incluir medicamentos para fortalecer os ossos, suplementos de cálcio e vitamina D, além de recomendações para a prática de exercícios físicos específicos. “Mudanças no estilo de vida, como uma dieta balanceada e a cessação do tabagismo, também são importantes”, destaca o ortopedista. 

O paciente também deve manter o acompanhamento regular com um profissional de saúde, para ajustar o tratamento conforme necessário. Mas não só isso: a alimentação é um pilar muito importante na prevenção e tratamento da osteoporose. “Uma dieta visando tal benefício deve incluir alimentos ricos em cálcio, como laticínios, brócolis e couve”, aconselha o especialista.

Além disso, é crucial obter vitamina D através de alimentos como salmão e ovos, e/ou exposição ao sol. “Manter uma dieta equilibrada e variada, com ingestão adequada de proteínas, magnésio e outros nutrientes essenciais, contribui para a saúde óssea. Não se esqueça: consultar um nutricionista pode ajudar na elaboração de uma dieta específica”, diz o profissional. Em alguns casos, cirurgias podem ser necessárias para tratar as consequências da doença.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Neurologista infantil explica as vantagens que o canabidiol (CBD) pode ter no tratamento do autismo em crianças e adolescentes

Saúde Mental

Professor de yoga ensina 5 exercicios eficazes no combate dos sintomas de ansiedade, bem como de outros problemas de saúde mental

Notícias

Especialista destaca a importância e detalha como é feito o check-up auditivo, quais exames inclui e quando fazer

Fitness

Sexóloga aponta 6 impactos positivos da prática regular de atividade física na saúde e no bem-estar sexual feminino