Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Otorrino recomenda fazer lavagem nasal todos os dias; entenda por que

Assim como escovar os dentes todos os dias, médico otorrino recomenda realizar a lavagem nasal diariamente

Otorrino recomenda fazer lavagem nasal todos os dias; entenda por que
Otorrino recomenda fazer lavagem nasal todos os dias; entenda por que - Foto: Shutterstock

Para aqueles que lutam contra os incômodos sintomas de sinusites e rinites, como congestão nasal, coriza persistente, espirros intermináveis e dores de cabeça, encontrar alívio e melhorar sua qualidade de vida pode ser um desafio constante. No entanto, essas pessoas descobriram um aliado eficaz: a lavagem nasal diária.

Essa prática, muitas vezes subestimada, se mostrou uma solução fundamental para combater e prevenir crises dessas condições respiratórias. Para o médico otorrinolaringologista, Dr. Mohamad Saada, a lavagem nasal equivale ao sistema respiratório como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como cáries.

No arsenal de cuidados respiratórios, o método de lavagem nasal de alto volume tem se mostrado uma ferramenta poderosa. Diferente dos métodos tradicionais que utilizavam baixos volumes de solução salina, essa abordagem proporciona uma limpeza mais minuciosa e efetiva. Isso porque elimina impurezas, alérgenos e bactérias que se acumulam nas vias respiratórias.

“Dessa forma, é imprescindível criar o hábito de lavar o nariz diariamente para prevenir doenças respiratórias e fortalecer as defesas naturais do organismo”, afirma Saada.

Vale destacar ainda que as enfermidades respiratórias, tais como resfriados, sinusites, rinites e até mesmo a temida gripe, apresentam maior incidência durante o tempo seco e temperaturas baixas. Isso porque, neste clima, as vias respiratórias ficam mais suscetíveis a infecções e inflamações.

Além disso, o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada. “Ao estabelecer a prática de lavar o nariz diariamente, podemos prevenir tais doenças, eliminando as impurezas acumuladas e mantendo as vias respiratórias saudáveis”, completa o otorrino.

Cuidar das vias respiratórias é um aspecto que não pode ser negligenciado. Assim como escovar os dentes, a lavagem nasal diária deve se tornar um hábito indispensável para manter uma respiração saudável, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Neurologista infantil explica as vantagens que o canabidiol (CBD) pode ter no tratamento do autismo em crianças e adolescentes

Saúde Mental

Professor de yoga ensina 5 exercicios eficazes no combate dos sintomas de ansiedade, bem como de outros problemas de saúde mental

Notícias

Especialista destaca a importância e detalha como é feito o check-up auditivo, quais exames inclui e quando fazer

Fitness

Sexóloga aponta 6 impactos positivos da prática regular de atividade física na saúde e no bem-estar sexual feminino