Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Overtraining: entenda por que pode não valer a pena pegar pesado no treino

Passar um tempo sem treinar e retornar em uma forte intensidade pode causar um grande risco à saúde: o overtraining

Overtraining: entenda por que pode não valer a pena pegar pesado no treino
Overtraining: entenda por que pode não valer a pena pegar pesado no treino - Foto: Shutterstock

É muito comum na volta à rotina, após temporada de férias e festas, que as pessoas procurem as academias e retomem as atividades físicas de maneira mais intensa. O objetivo costuma ser sempre o mesmo: tentar recuperar rapidamente o tempo que ficaram paradas. No entanto, a prática pode levar ao overtraining, que traz diversos riscos à saúde.

O que é o overtraining

A esse excesso de treinamento em um curto período de tempo dá-se o nome de overtraining,  que ocorre quando há um desequilíbrio entre a carga de exercícios e o tempo de recuperação do corpo. 

“Basicamente, é quando você exige mais do seu corpo do que ele pode se recuperar, levando a uma série de problemas físicos e mentais”, afirma o treinador físico do The Corner Sports & Health, Vinicius Neves.

Segundo ele, os riscos do overtraining são diversos e impactam tanto o desempenho atlético quanto a saúde geral. 

“Isso pode incluir fadiga persistente, diminuição do sistema imunológico, insônia, irritabilidade, além de aumentar o risco de lesões musculares e articulares. A longo prazo, podendo levar a problemas mais sérios, como a síndrome de burnout, que afeta não apenas o físico, mas também o bem-estar psicológico”, alerta o especialista.

Como evitar treinos em excesso

A principal diferença entre treino forte e overtraining está no equilíbrio. Um treino forte envolve desafiar os limites de maneira controlada e estruturada, periodizada, permitindo um tempo adequado para recuperação. 

Já o overtraining é caracterizado pelo excesso, onde o corpo não tem a oportunidade de se recuperar de forma eficaz. O treino forte é um aliado para o progresso, enquanto o overtraining pode ser um obstáculo prejudicial.

É importante lembrar sempre que o corpo precisa de tempo para se recuperar e adaptar aos estímulos do treino. “O segredo é focar na consistência ao invés do excesso”, destaca o personal trainer.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação