Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Palito de dente: eficaz ou arriscado? Dentista explica

Dentista alerta sobre as limitações e riscos do uso frequente de palito de dente. Veja se vale a pena utilizar o instrumento

Palito de dente: eficaz ou arriscado? Dentista explica
Palito de dente: eficaz ou arriscado? Dentista explica - Foto: Shutterstock

Basta ficar um pedacinho de carne ou qualquer outro alimento entre os dentes para buscar formas variadas de tirar a sujeira dali. Geralmente, o palito de dente é a alternativa mais comum. No entanto, isso não significa que ele seja 100% seguro.

A Dra. Giovanna Zanini Rodrigues, dentista pós-graduanda em prótese pelo Instituto Americano de Odontologia em Brasília (DF), explica que o uso de palitos de dente pode ser controverso devido a alguns riscos e desvantagens.

Riscos de usar palito de dente

A especialista aponta algumas razões pelas quais muitos profissionais de saúde bucal desaconselham o uso frequente de palitos de dente. Confira:

1. Danos às gengivas e aos dentes:

  • O uso inadequado do palito de dente, como aplicar muita pressão ou força entre os dentes, por exemplo, pode causar danos às gengivas e ao esmalte dentário;
  • Palitos de madeira, em particular, podem lascar ou quebrar, apresentando riscos adicionais.

2. Ineficiência na remoção de placa bacteriana:

  • Os palitos de dente podem não ser tão eficazes quanto o fio dental na remoção da placa bacteriana entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.

3. Risco de lesões:

  • Pontas afiadas de palitos de dente podem causar ferimentos nas gengivas, na língua ou nas bochechas, especialmente se não forem usados com cuidado.

4. Não aborda a causa subjacente do mau hálito:

  • O mau hálito muitas vezes resulta de problemas bucais mais profundos, como gengivite, cáries ou doenças periodontais. No entanto, o uso de palitos de dente não aborda essas causas subjacentes.

5. Uso excessivo pode causar irritação:

  • O uso frequente de palitos de dente pode irritar as gengivas e, além disso, levar a problemas como retração gengival em alguns casos.

Alternativas mais seguras

Há alternativas mais seguras e eficazes para a limpeza interdental, como fio dental, escovas interdentais e palitos de silicone, por exemplo. O último, aliás, é menos abrasivo e oferece uma limpeza mais eficiente.

“Em vez de depender apenas de palitos de dente, é recomendável adotar uma abordagem mais abrangente para a higiene bucal, incluindo escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista. Se você tem dúvidas sobre a adequação dos palitos de dente para sua situação específica, é aconselhável discutir suas práticas de higiene bucal com um profissional de saúde bucal”, destaca Giovanna.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto