Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Pele oleosa? Dermatologista explica como deve ser rotina de skincare

Dermatologista ensina passo a passo de rotina de skincare para pessoas com pele oleosa. Saiba como evitar cravos e espinhas

Pele oleosa? Dermatologista explica como deve ser rotina de skincare
Pele oleosa? Dermatologista explica como deve ser rotina de skincare - Foto: Shutterstock

Uma rotina de skincare é essencial para manter uma pele saudável e radiante. No entanto, quando se trata de pele oleosa, alguns desafios surgem pelo caminho. Para muitas pessoas com a epiderme oleosa e acneica, o equilíbrio entre controlar esse aspecto e manter a hidratação adequada pode parecer um quebra-cabeças. 

De acordo com a Dra. Paula Colpas, dermatologista e consultora de TheraSkin, os cuidados devem ser diários e de acordo com cada tipo de pele e necessidade. “Hidratação, proteção solar e cuidados específicos para cada condição são importantes nesse processo. Com uma rotina simples, mas diária, já é possível melhorar a aparência e prevenir incômodos”, conta.

A recomendação da dermatologista é que a skincare comece pela limpeza com gel, sabonete ou tônico de limpeza, que ajudam a remover as impurezas que podem causar a acne. “Em seguida, vem a hidratação. E sim, até mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas. Neste caso, o produto deve possuir textura mais leve”, explica. E, para finalizar, o protetor solar, que deve ser aplicado todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Uma dúvida comum a respeito da pele oleosa, é como diminuir a oleosidade do rosto, mas sem ressecar. A médica conta que o primeiro passo é incluir, na rotina de cuidados, produtos que ajudem a fechar os poros do rosto para que menos impurezas fiquem na pele. 

“Além disso, ela deve ser limpa até duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com sabonetes apropriados. De preferência com tecnologia syndet, que limpa o rosto acneico sem agredir, hidratando e protegendo a camada externa”, diz a profissional. Paula ensina como adotar uma rotina de cuidados com a pele oleosa. Confira:

Passo a passo do skincare para pele oleosa

Passo 1: Limpeza

Para começar, é importante usar um sabonete específico para pele oleosa, assim, será possível remover a sujeira e impurezas que causam a acne. Prefira produtos que promovam a limpeza da pele sem ressecar.

Passo 2: Hidratação

A pele oleosa também precisa de hidratação, como todas as outras. Geralmente, o produto para pele acneica possui textura mais leve, sendo oil free, não acnegênico e não comedogênico.

Passo 3: Cuidados diários

Cada tipo de pele precisa de produtos específicos para o seu skincare, e a pele oleosa não fica fora disso. Os componentes mais recomendados são a niacinamida, ácido salicílico, vitamina C e retinol. Eles estão presentes em séruns, máscaras faciais e loções. Converse com um dermatologista para receber melhores recomendações.

Passo 4: Proteção solar

O protetor solar é essencial para todas as peles, inclusive a pele oleosa. Portanto, proteja a pele dos raios solares que causam manchas e, dessa forma, previna doenças.

Segundo a dermatologista, com as dicas acima, orientação profissional e dedicação, é possível alcançar uma pele radiante, livre de acne e oleosidade excessiva.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção