Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Por que espirrar é tão bom? Otorrino responde

Por mais que acompanhe desconfortos como uma reação alérgica, o ato de espirrar causa prazer. Entenda porque isso acontece

Por que espirrar é tão bom? Otorrino responde
Por que espirrar é tão bom? Otorrino responde - Foto: Shutterstock

Basta uma alergia atingir o nariz para começarmos a espirrar de maneira ininterrupta. Apesar de estar associado a problemas no sistema respiratório, o espirro geralmente acompanha uma sensação prazerosa – quase como um alívio instantâneo. 

Mas, afinal, por que será que isso acontece? O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica como surge o ato involuntário e porquê espirrar é tão bom.

De onde vem o espirro?

Segundo ele, o espirro é uma reação involuntária e incontrolável de expulsar algo que não deve ficar no corpo. Pode ser desde vírus que causam gripe ou resfriado ou organismos causadores de alergia, como poeira e pólen, por exemplo. 

“Os causadores do espirro podem aparecer por alguma irritação ou bloqueio das vias respiratórias que ativa receptores locais, leva a entrada de ar nos pulmões e, na sequência, o organismo sente a necessidade de eliminá-los rapidamente. Tão rápido que a velocidade é de aproximadamente 160km/h”, afirma o médico.

Por ser um ato involuntário e incontrolável, o Dr. Bruno lembra que não se deve segurar ou impedir o espirro. Isso porque a pressão do ar que não está sendo eliminada pode gerar desconfortos como tontura e pressão nos tímpanos. Em raros casos, pode até mesmo rompê-los, alerta Bruno.

Por que a sensação de espirrar é prazerosa?


“A sensação após um espirro é muito prazerosa porque se assemelha a uma liberação de acúmulo de tensão de forma rápida e intensa, já que os músculos responsáveis pela respiração se contraem intensamente para ter força suficiente para liberar todo o volume de gotículas e impurezas de uma vez só, por isso causa um grande alívio”, esclarece o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno