Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Câncer

Preta Gil está livre do câncer? Entenda estado de saúde da artista

Artista descobriu câncer no intestino no começo do ano, e postou vídeo afirmando estar livre de células cancerígenas. Saiba o que isso significa

Preta Gil está livre do câncer? Entenda estado de saúde da artista
Preta Gil está livre do câncer? Entenda estado de saúde da artista - Foto: Reprodução Instagram (@pretagil)

Preta Gil descobriu um câncer no intestino em janeiro deste ano e, desde então, travou uma batalha contra a doença. Agora, a artista parece estar cada vez mais próxima de celebrar a cura. Isso porque, recentemente, ela passou por uma cirurgia para retirada do tumor, e hoje seu corpo está livre de células cancerígenas.

Em um vídeo publicado no Instagram, Preta afirmou que, mesmo que tenha sido longa e complexa, sua cirurgia foi um sucesso. Após remoção total do tumor e análise laboratorial, foi possível confirmar que ela está livre do câncer.

No entanto, isso não quer dizer que esteja curada. Como a artista declarou no vídeo, o processo de cura envolve ainda a reabilitação. Por conta disso, ela ainda deve usar uma bolsa de colostomia por três meses. 

Por que a retirada do tumor não significa cura?

Antes de passar pela cirurgia, Preta realizou radioterapia e quimioterapia por alguns meses. Segundo o Dr. Leonardo Emilio, médico cirurgião geral, o tratamento serviu para diminuir o tamanho do tumor e bloquear uma eventual disseminação sistêmica da doença. 

“Chamamos isso de tratamento neoadjuvante, o que favorece o tratamento cirúrgico, que pode até mesmo ser menos agressivo pro paciente e, obviamente, proporcionar um melhor resultado tardio pro tratamento de prevenção da recidina”, explica o médico, se referindo à possibilidade de retorno do câncer mesmo após a remissão da doença. 

Ainda que a retirada do tumor não signifique a cura do câncer, este é o tratamento mais efetivo do ponto de vista de buscar a cura ou o controle da doença. “O tratamento cirúrgico não significa a cura, apenas em alguns casos, o que nós chamamos de cura cirúrgica, em que conseguimos tirar todo o tumor. A princípio, no caso de Preta Gil, não significa cura e sim um controle total da doença”, esclarece.

Segundo o especialista, a artista deve agora passar por uma fase de reabilitação, especialmente da alimentação. Além disso, é preciso fazer um acompanhamento a curto e longo prazo da doença. “O acompanhamento visa não só exames de sangue periódicos, mas também avaliações colonoscópicas, com a endoscopia do intestino. Então, ela vai passar agora por um segmento oncológico, principalmente pros próximos cinco anos de pós-cirúrgico”, aponta o cirurgião.

Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia

Beleza

Dermatologista explica técnica slow care, focada na beleza natural e na saúde integral do paciente