Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Prótese de silicone ou enxerto de gordura: qual escolher?

Ambas as opções possuem riscos e desvantagens; a escolha depende do objetivo da cirurgia. Saiba escolher entre o silicone e o enxerto

Prótese de silicone ou enxerto de gordura: qual escolher?
Prótese de silicone ou enxerto de gordura: qual escolher? - Foto: Shutterstock

O aumento dos seios está entre as intervenções estéticas mais desejadas do mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o procedimento pode aumentar o tamanho e a projeção do seio, melhorar o equilíbrio do corpo, além de melhorar a autoestima. Além disso, o implante de silicone pode ser uma opção para reconstruir a mama após mastectomia ou lesão.

Seja em próteses maiores ou menores, a naturalidade costuma ser uma das preocupações das pacientes que planejam se submeter a cirurgia. O cirurgião plástico e médico especialista em cirurgia geral Dr. Luiz Haroldo Pereira garante que existe uma forma de aumentar os seios de forma mais natural. Trata-se do enxerto de gordura, técnica popular para glúteos que também é muito eficaz nas mamas.

“O enxerto de gordura, se realizado por um profissional experiente, é uma das técnicas mais seguras, sendo o único método de aumento de mamas que pode ser aplicado até mesmo em pacientes com doenças autoimunes”, afirma o médico.

Como funciona?

O enxerto de gordura nos seios é feito com a gordura do próprio paciente. “Muitas pessoas chegam ao consultório com a intenção de fazer uma lipoaspiração. Então aproveitamos essa gordura para tratá-la e reinjetá-la nas mamas”, explica o cirurgião. Ele afirma também que a gordura pode ser de qualquer parte do corpo: “Flancos, barriga, costas, interior das coxas, são todos excelentes doadores”.

Após o processo de tratamento e extração da melhor parte em que estão localizadas as células tronco, o material é recolocado no corpo. A probabilidade de rejeição é muito baixa, indica o especialista. O volume, assim como a prótese, também pode ser colocado acima ou abaixo do músculo do peitoral.

Enxerto ou prótese: qual escolher?

De acordo com o Dr. Luiz Haroldo, tanto o silicone quanto a gordura são boas escolhas, dependendo do caso e do desejo da paciente. “Quando a paciente deseja um pequeno aumento das mamas e não há excesso de pele, indico fortemente o enxerto”, afirma o médico.

O resultado natural do enxerto também é um dos grandes motivos da procura pela técnica. Além, é claro, da segurança. Haroldo explica que, por se tratar de um material retirado do organismo do próprio paciente, não haverá rejeição. Por isso, o procedimento pode ser feito até mesmo por portadores de doenças autoimunes, como Lúpus ou Artrite Reumatoide.

Para quem decidiu retirar as próteses de silicone, essa também é uma boa escolha. “Algumas pessoas vem optando pelo explante. Nesse caso, fazemos uma retirada de pele e um leve preenchimento com gordura”, detalha o cirurgião plástico.

Já se o objetivo é ter seios fartos e com o formato mais firme, a melhor opção sem dúvidas é o implante de próteses. Outra opção é a cirurgia híbrida, unindo as duas técnicas. As técnicas são alternativas também para quem tem mais flacidez ou assimetrias. “Nesses casos, talvez seja necessária a retirada de pele e inserção do silicone e gordura”, acrescenta Haroldo.

Riscos e desvantagens

Quando o assunto é gordura a impossibilidade do alto volume é uma das principais desvantagens. “O corpo tende a absorver de 30 a 40% do material colocado, então o volume irá diminuir. Muitas vezes há inclusive a necessidade de uma segunda cirurgia para fazer mais um aumento”, explica o médico.

Por outro lado, os riscos do enxerto de gordura são aqueles mais simples de qualquer cirurgia. É possível evitá-los com exames pré-operatórios, uma equipe bem treinada e a realização do procedimento em ambiente hospitalar, destaca o cirurgião plástico.

“Já sobre o silicone, apesar de hoje ser considerada uma intervenção relativamente segura, pode causar rejeição ou contratura capsular, sendo necessário o explante para a colocação de uma nova prótese”, destaca o Dr. Luiz Haroldo.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente

Doenças

A cirurgia refrativa pode reduzir ou eliminar a reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato. Saiba como é o procedimento

Saúde Mental

Além do desconforto emocional, a ansiedade também pode causar sintomas físicas, que são frequentemente confundidos com outras doenças