Connect with us

O que você está procurando?

Sem categoria

Quais os sintomas da pressão alta? Médico responde

A hipertensão é responsável por mais da metade das doenças cardiovasculares. Saiba quais os sinais da pressão alta

Quais os sintomas da pressão alta? Médico responde
Quais os sintomas da pressão alta? Médico responde - Foto: Shutterstock

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas. A hipertensão arterial, ou pressão alta, é responsável por mais de 50% destas doenças. Por isso, o Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio) é uma oportunidade de alertar a população sobre as maneiras de prevenir e diagnosticar o problema.

A hipertensão causa algum sintoma?

O diagnóstico, aliás, pode ser tardio, visto que a condição não costuma apresentar sintomas. Mas, de acordo com o médico cardiologista Dr. Claudio Vieira Catharina, gestor da unidade coronariana do Hospital Icaraí e membro das sociedades brasileira e europeia de cardiologia, algumas pessoas podem apresentar alguns sinais. São eles:

  • Dores de cabeça;
  • Distúrbios do sono;
  • Cansaço aos esforços;
  • sudorese em excesso;
  • Tonturas;
  • Escórias visuais (vagalumes na vista).

Conforme o Ministério da Saúde, hipertensão é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg (ou 14 por 9). 

Fatores de risco

Em 90% dos casos, a doença é uma herança genética dos pais. No entanto, há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

  • Fumo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Grande consumo de sal;
  • Níveis altos de colesterol;
  • Sedentarismo.

Além disso, Claudio alerta que pessoas acima de 40 anos, que estejam acima do peso e que tenham histórico familiar de hipertensão devem procurar medir e conhecer sua pressão arterial. Os diabéticos, com colesterol alto e fumantes são igualmente candidatos.

Como prevenir e conviver com a pressão alta

O médico cardiologista recomenda algumas medidas para prevenir a hipertensão, como a adoção de hábitos de vida ativa com exercícios físicos regulares, dieta de pouco sal e pouco álcool e controle do peso corporal. “O fator genético, entretanto, é muito forte”, destaca.

Porém, é possível conviver com a pressão alta de maneira saudável. Para isso, é preciso ficar de olho na saúde. “O hipertenso deve primar pela vigilância do peso e restringir a ingesta de sal na dieta. Exercícios físicos regulares também são fundamentais”, afirma Claudio.

Para o especialista, o conhecimento e controle da hipertensão é muito importante, pois ela está relacionada diretamente com o AVC, a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal.

Além disso,  ela também é fator de risco ao infarto do miocárdio. “O controle da hipertensão salvando vidas é um dos maiores fatores de impacto na saúde pública”, pontua.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde