Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Queda de cabelo? Veja quais alimentos incluir na dieta

A queda de cabelo pode acontecer por diversos fatores, dentre eles uma alimentação pobre em nutrientes como as vitaminas B7, A e E

Queda de cabelo? Veja quais alimentos incluir na dieta
Queda de cabelo? Veja quais alimentos incluir na dieta - Foto: Shutterstock

Você vê fios espalhados pelo travesseiro, pela casa e também pelos dedos ao passar as mãos na cabeça. Se consegue ver um pontinho branco na ponta de cada fio, é porque está sofrendo de queda de cabelo, o que pode acontecer por fatores genéticos, hormonais, estresse, procedimentos químicos, entre outros.  

Além disso, vale destacar que a queda de cabelo é um processo natural de todos os seres humanos, explica Matheus Laz, supervisor técnico da Prohall Professional.

“Normalmente, uma pessoa adulta perde cerca de 80 fios por dia, dos 150 mil que existem no couro cabeludo. Mas o processo só deve ser considerado preocupante quando a quantidade média é ultrapassada. É importante buscar um diagnóstico profissional para identificar qual o foco do problema”, alerta.

Uma dica do especialista é adotar um cronograma capilar, uma das alternativas mais poderosas para recuperar a saúde dos fios. “Trata-se de uma rotina de cuidados que consiste em dividir os tratamentos em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase oferece benefícios específicos, como reposição de umidade, fornecimento de nutrientes essenciais e reparação de danos na estrutura capilar”, explica.

O que comer para evitar a queda de cabelo

Além do cronograma, uma boa alimentação é imprescindível para cessar a queda de cabelo. Isso porque baixos níveis de nutrientes como ferro, zinco e vitaminas do complexo B e C enfraquecem todos os tecidos presentes no organismo, incluindo os fios.

“Para reverter a situação, basta manter uma dieta equilibrada e altamente nutritiva, evitando ao máximo alimentos pesados, como doces e frituras, e incluir vitaminas na dieta”, afirma Matheus. Nesse sentido, o profissional aponta alguns alimentos e vitamina que devem fazer parte da alimentação para evitar a queda dos fios. Confira:

Vitamina B7

Também conhecida como biotina, ela está presente em gemas de ovos, nozes, amêndoas, sementes, abacate e couve-flor. O nutriente desempenha papel crucial na saúde capilar, pois está diretamente envolvida na produção de queratina, uma proteína essencial para a força e sustentação dos fios.

Além disso, ao garantir a produção adequada da substância, a biotina proporciona um ambiente favorável para o crescimento e a ancoragem dos fios.

Vitamina A

Presente em alimentos da cor verde escuro, como couve e espinafre, e itens de origem animal, como fígado e ovos, a vitamina A protege as células contra o estresse oxidativo, evitando o envelhecimento precoce dos folículos capilares.

Além disso, regula a produção de sebo, mantendo o couro cabeludo hidratado e propício ao crescimento saudável. Essa substância pode ser achada em alimentos da cor verde escuro, como couve e espinafre, e itens de origem animal, como fígado e ovos.

Vitamina E

Presente em nozes, sementes de girassol, amêndoas, óleo de gérmen de trigo, carnes, ovos e vegetais de folhas verdes, a vitamina E é rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Por isso, contribui para a melhoria da circulação sanguínea, fornecendo nutrientes essenciais aos folículos capilares e promovendo um ambiente ideal para o crescimento saudável dos cabelos. Além disso, ela combate o estresse oxidativo, protegendo contra danos que podem levar à queda de cabelo.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas